Como tomar sol de forma saudável?

Perguntado por: umata . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Beleza com Saúde

  1. Proteja-se do sol. Você pode (e deve) se proteger do sol e ainda conseguir um belo bronzeado em sua pele, e mantê-la saudável e bonita. ...
  2. Hidrate a sua pele. ...
  3. Consuma alimentos com betacaroteno. ...
  4. Potencialize seu bronzeado. ...
  5. Bronzeado natural sem exposição ao sol. ...
  6. Protetor solar sempre.

Qualquer outro tipo de exposição deve ser feita com uso de protetor solar, idealmente com fator de proteção solar (FPS) entre 30 e 50, reaplicado a cada 2 horas. Além disso, mesmo que se esteja tomando sol para estimular a produção de vitamina D, deve-se sempre passar o protetor solar no rosto.

Hoje, muitos médicos e diversas pesquisas comprovam a importância desta poderosa substância em nosso organismo. Contudo, o número de pessoas com deficiência de vitamina D cresce. Isso quer dizer que cada vez menos, a população se expõe no sol. Sendo que, somente 15 minutos de exposição solar já melhoram a saúde.

É importante tomar sol todos os dias. Porém, devido à rotina corrida da vida moderna, isso nem sempre é possível. No entanto, mesmo que a exposição não seja diária, ela precisa ser frequente.

fígado

A vitamina D ingerida por meio da alimentação e pelos suplementos está, geralmente, em formato de colecalciferol. Por isso, o nutriente é absorvido no sistema digestivo e segue para o fígado, partindo para o seu caminho natural1.

SOL, LUZ, AÇÃO! Durante a exposição solar, os raios UVB penetram na epiderme, a camada mais superficial da pele, e produzem uma reação fotoquímica cujo resultado é a produção de vitamina D. Ela cai na circulação sanguínea e passa por uma ativação no fígado e, posteriormente, no rim.

Se o seu objetivo ao tomar sol é a vitamina D, então aproveite os horários com maior incidência do raio UVB, entre 10h e 16h, mas por pouquíssimo tempo a cada dia. No máximo 15 minutos para quem tem pele mais clara e, gradativamente, até meia hora para quem tem tom de pele mais escuro.

entre 10h e 15h

O horário mais propício para estimular a obtenção de vitamina D é entre 10h e 15h, quando ocorre a maior incidência dos raios UV1. Ou seja, justamente a faixa de horário sobre a qual os médicos costumam advertir em relação aos riscos de queimaduras, lesões oculares e doenças na pele.

10 minutos

Médicos da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional de São Paulo (SBD-SP) sugerem que a exposição diária ao sol para absorção de vitamina D dure de 5 a 10 minutos. Para melhorar esse processo, o corpo deve estar o máximo exposto possível.

Estudos mostram que as pessoas apresentam níveis mais altos de serotonina no sangue em dias claros, em comparação com dias nublados e cinzentos. Além disso, há pesquisas que sugerem que a luz solar direta pode fazer com que as células da pele produzam endorfinas, que também geram sensação de bem-estar.

É indicada a exposição ao sol de braços e pernas para aumentar o nível de vitamina D.