Qual é o melhor horário para pegar sol?

Perguntado por: rdamasio . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 17 votos

das 10h

A dermatologista destaca o melhor horário para tomar sol. “O melhor horário para tomar sol é antes das 10h ou após as 16h. Mas mesmo assim tem que estar com o protetor solar”, alerta. Esses horários são os mais recomendados, pois são aqueles que o sol é mais brando e menos prejudicial à pele.

Dessa forma, a melhor hora para tomar sol para garantir a vitamina D é aquela em que há maiores níveis de raios UVB, o que acontece entre as 10h e as 15h.

Se o seu objetivo ao tomar sol é a vitamina D, então aproveite os horários com maior incidência do raio UVB, entre 10h e 16h, mas por pouquíssimo tempo a cada dia. No máximo 15 minutos para quem tem pele mais clara e, gradativamente, até meia hora para quem tem tom de pele mais escuro.

Então, para evitar a superexposição aos raios solares, médicos recomendam que os banhos de sol sejam feitos até às 10 horas e depois das 16 horas, não ultrapassando os 15 minutos.

Especialistas e pesquisadores da vitamina D sugerem que algo em torno de 5 a 30 minutos de exposição ao sol na região do rosto, mãos, braços e pernas, sem protetor solar e particularmente entre 10h e 16h, diariamente ou pelo menos duas vezes por semana, são suficientes para a correta absorção de vitamina D pelo ...

De forma geral, a recomendação para adultos saudáveis de pele branca é de 15 a 20 minutos de banho de sol, três vezes por semana. Esse tempo aumenta à medida que a pele escurece, com recomendações de 30 a 40 minutos para quem tem pele morena e até 1 hora para quem tem pele negra.

Caso mesmo assim queira se expor ao sol para suplantar a vitamina D, evite a exposição da Face e Membros superiores pois são áreas mais sujeitas ao câncer de pele! O Rosto é área de risco e tumores menores são mais sérios.

O ideal é sempre preferir tomar sol por um menor tempo seguido, porém, durante mais dias na semana. Isso, porque a exposição excessiva aos raios solares durante horas seguidas pode prejudicar a saúde da sua pele, além de contribuir para o aparecimento de condições de saúde mais sérias.

Pela manhã, os raios solares são menos intensos. Isso garante uma sensação térmica agradável durante todo o dia e permite arejar o ambiente.

O recomendado para adultos é tomar sol no mínimo três vezes na semana, sem aplicação de filtro solar nas áreas expostas, pois ele impede a produção de vitamina D. A média diária é de 15 a 20 minutos para pessoas brancas, até uma hora para negras e cerca de 30 a 40 para quem tem um tom intermediário.

Evite se expor ao sol nos horários próximos ao meio-dia. O horário entre 10 e 16 horas tem grande incidência de raios ultra-violeta B, principais responsáveis pelo surgimento do câncer da pele.

Pergunte a qualquer dermatologista qual é o horário mais seguro para a exposição solar e a resposta será sempre a mesma: os raios mais saudáveis brilham antes das 10 horas e depois das 16 horas (ou antes das 11 horas e depois das 17 horas, nas regiões com horário de verão) .

O melhor horário para tomar sol é antes das 10h ou após as 16h. Mas mesmo assim tem que estar com o protetor solar”, alerta. Esses horários são os mais recomendados, pois são aqueles que o sol é mais brando e menos prejudicial à pele.

fígado

A vitamina D ingerida por meio da alimentação e pelos suplementos está, geralmente, em formato de colecalciferol. Por isso, o nutriente é absorvido no sistema digestivo e segue para o fígado, partindo para o seu caminho natural1.

Infelizmente, nenhuma fruta contém vitamina D.
É preciso ressaltar, no entanto, que os cogumelos produzem vitamina D2, enquanto os animais produzem vitamina D3.

Exponha-se ao Sol

  1. Deve-se tentar uma exposição solar adequada, em horários de segurança para não aumentar o risco de câncer de pele. ...
  2. Ficar exposto aos raios solares, sem protetor solar, por 15 minutos, gera 3000 UI (75 microgramas) de vitamina D para pessoas de pele clara. ...
  3. Faça isso, pelo menos, 3 vezes por semana.