Como o sistema nervoso controla os músculos?

Perguntado por: ebittencourt2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 16 votos

O controle da musculatura é realizado pelo sistema nervoso, sendo que a precisão de cada movimento pode ser maior ou menor de acordo com a quantidade de unidades motoras (motoneurônio e fibras musculares) envolvida na ação. Os movimentos podem ser divididos em três tipos: voluntário, automático e involuntário.

O SNP é subdividido pelo sistema nervoso somático e o sistema nervoso autônomo. Nervos no sistema nervoso somático controlam o movimento voluntário e a atividade, transmitindo informações entre o sistema nervoso central e os músculos esqueléticos e órgãos sensoriais externos.

Medula espinhal: esse órgão é uma espécie de cordão de tecido nervoso que passa pelo canal da coluna vertebral. A medula está subordinada ao cérebro, mas pode agir de forma independente. Além de funcionar como um canal condutor de impulsos nervosos, essa estrutura controla os movimentos do corpo.

o sistema nervoso somático
O controle e a contração coordenada dos músculos são feitos pela medula espinhal por meio dos neurônios motores somáticos do sistema nervoso periférico (animação 11 e 12).

Os músculos são tecidos, cujas células ou fibras musculares possuem a função de permitir a contração e produção de movimentos. As fibras musculares, por sua vez, são controladas pelo sistema nervoso, que se encarregam de receber a informação e respondê-la realizando a ação solicitada.

A medula espinhal e os nervos cranianos transmitem os sinais entre o cérebro e o corpo. Esses sinais conduzem aos músculos informações entendidas pelos sentidos e coordenam as ações dos órgãos internos.

Neurônios. O neurônios são as células responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos.

Medula Espinhal
Na parte superior está conectada ao tronco encefálico. Sua função é conduzir os impulsos nervosos do restante do corpo para o cérebro e coordenar os atos involuntários (reflexos).

O sistema locomotor é responsável pela movimentação do corpo e é composto pelos sistemas muscular e esquelético. O sistema locomotor é formado pela combinação de dois sistemas, que atuam juntos para garantir uma grande quantidade de movimentos: o sistema muscular e o sistema esquelético.

Cerebelo: está relacionado, principalmente, com a coordenação de movimentos e o equilíbrio do nosso corpo.

No músculo estriado esquelético, a contração se dá pela interação entre os dois filamentos de proteínas nos sarcômeros (actina e a miosina). A cabeça da miosina empurra os filamentos de actina, gerando a contração muscular.

O sistema nervoso recebe informações por meio de nossos sentidos, processa estas informações e dispara reações, como fazer seus músculos se moverem ou causar sensação de dor.

Nervos motores controlam a contração normal das fibras musculares esqueléticas. Ramificados dentro do tecido conjuntivo do perimísio neste local de inervação, o nervo perde sua bainha de mielina e forma a dilatação que se situa dentro de uma depressão da superfície da fibra muscular.