Quais são os três tipos de neurônios?

Perguntado por: lmachado . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Há três tipos principais de neurônios: os sensoriais; os motores; e os interneurônios. Os neurônios sensoriais levam a informação captada do ambiente externo até o sistema nervoso, por meio dos receptores de estímulos (sejam eles mecânicos ou químicos).

Existem três tipos de neurônios: neurônios sensitivos (aferentes), que levam o estímulo dos receptores ao sistema nervoso central, neurônios motores (eferentes), que levam o estímulo do sistema nervoso central aos órgãos executores, e neurônios associativos, que ligam os neurônios motores aos sensitivos e aparecem no ...

Tipos de neurônios
Neurônios motoresSão responsáveis por conduzir impulsos nervosos para órgãos efetores, como músculos e glândulas.
Neurônios sensoriaisRecebem estímulos, os quais podem ser provenientes do próprio organismo ou do meio ambiente.
InterneurôniosGarantem a conexão entre neurônios.

De acordo com a sua função, os neurônios podem ser classificados como: Sensoriais: transmitem as informações captadas pelos órgãos sensoriais; Motores: transmitem os impulsos nervosos aos diversos órgãos; Interneurônios: estabelecem conexões entre os diversos neurônios sensoriais e motores.

- Sensitivos ou aferentes – Recebem os estímulos produzidos fora do corpo e internamente. - Motores ou eferentes – Conduzem o impulso nervoso para glândulas, músculos lisos e estriados. - Interneurônios – São aqueles que conectam um neurônio a outro, sendo encontrados no SNC.

três tipos principais de neurônios: os sensoriais; os motores; e os interneurônios. Os neurônios sensoriais levam a informação captada do ambiente externo até o sistema nervoso, por meio dos receptores de estímulos (sejam eles mecânicos ou químicos).

Os neurônios são as unidades básicas do sistema nervoso e geram os sinais elétricos que transmitem rapidamente informações por longas distâncias. As glias também são essenciais para o funcionamento do sistema nervoso, mas elas trabalham principalmente dando suporte aos neurônios.

Talvez vocês tenham ouvido falar que temos 100 bilhões de neurônios, mas nós possuímos em média, 86 bilhões de neurônios e 16 bilhões se encontram no córtex cerebral que é a sede de funções como consciência, raciocínio lógico e abstrato.

Existem dois tipos de neurônios motores: os neurônios motores superiores e os neurônios motores inferiores. Os axônios dos neurônios motores superiores fazem sinapse com interneurônios na medula espinhal e ocasionalmente diretamente nos neurônios motores inferiores.

O neurônio motor caracteriza-se pela distribuição na região anterior da medula e tronco cerebral desempenhando papel de integração de impulsos de origem do sistema nervoso central e atividade muscular.

As sinapses fazem parte do circuito que conecta os órgãos sensoriais, como aqueles que detectam dor ou toque, no sistema nervoso periférico do cérebro. As sinapses conectam neurônios no cérebro a neurônios no resto do corpo e desses neurônios aos músculos.

As sinapses nada mais são do que o ponto de contato entre uma célula nervosa e outra célula excitável, a qual pode ser outro neurônio ou uma outra célula, como, por exemplo, uma célula muscular. E, a partir desse contato, há a transmissão de determinada informação.

As células da glia são vários tipos celulares presentes no sistema nervoso central que, dentre as diversas funções exercidas, ajudam a isolar, apoiar e nutrir os neurônios.