Qual a dosagem máxima de melatonina?

Perguntado por: lsilva . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Qual é a dosagem correta de melatonina? A dosagem diária máxima indicada pela Anvisa é de 0,21 mg por pessoa acima dos 19 anos. O tempo de uso do suplemento e outras orientações sobre o consumo devem ser indicadas pelo médico após avaliação individual.

A dosagem máxima para adultos varia de 5 a 10 miligramas. Se isso soa como um amplo espectro do normal, é porque a dose “certa” de melatonina é muito individualizada. Frequentemente, você verá recomendações para tomar doses de melatonina à noite de 3 mg.

As dosagens ideais de melatonina para dormir variam entre 0,5 a 10 mg por dia até três horas antes de ir para cama, ainda que seja melhor seguir a dosagem recomendada listada no rótulo do seu suplemento. Lembre-se: siga sempre a orientação e supervisão de um médico.

A melatonina teve a comercialização liberada no Brasil em 2021 pela Anvisa. Ou seja, a substância pode ser encontrada em farmácias e ser vendida sem a necessidade de prescrição médica. De acordo com a Anvisa, ela está liberada para pessoas com idade igual ou maior que 19 anos e para o consumo máximo diário de 0,21 mg.

Qual o melhor horário para tomar melatonina? Para o tratamento de insônia, recomenda-se que a melatonina seja ingerida uma vez ao dia, algumas horas antes de se repousar. A quantidade da dose varia de acordo com o peso da pessoa, mas costuma girar em torno de 1 mg a 5 mg.

Diante das diferentes formas de suplementação, as recomendações são: cápsulas: 1 cápsula ao dia, em até 30 minutos antes de dormir; gummy: 1 goma de melatonina por dia, também antes de dormir; líquida: poucas gotas, conforme recomendação médica, entre 30 minutos a 1 hora antes do descanso noturno.

Quando usada em doses altas, a melatonina pode causar efeitos indesejáveis, como sonolência durante o dia, tonturas, dor de cabeça, náuseas, cólicas abdominais e tremores. Em alguns casos, pode piorar quadros de depressão, causar ansiedade leve, aumento da pressão arterial, sonhos excessivos, coceira e suor noturno.

A doutora Karin lembra que quando bem indicada, “a melatonina pode ser usada diariamente desde que não ultrapasse a dose de 10mg ao dia, pois acima dessa dose há aumento de incidência de câncer de intestino”, completou.

A dose de melatonina capaz de simular a produção natural do hormônio é de 0,1 a 0,5 mg por dia. Como a dose comercializada mais baixa é de 1 mg, o mais indicado é que no início do tratamento o paciente tome meio comprimido de 1 mg 30 minutos antes de ir para a cama.

O sintoma mais comum da overdose de melatonina foi a sonolência excessiva, que variou desde casos em que os pais foram capazes de acordar a criança facilmente até situações em que não era possível despertá-las.

A proibição foi publicada em 23/8/2023, por meio da Resolução - RE 3.148, de 22 de agosto de 2023. A medida foi adotada porque a melatonina não é autorizada para uso em suplementos alimentares destinados a crianças e adolescentes, e não há segurança de uso comprovada junto à Anvisa para essas faixas etárias.