Quem tem mioma fica Infertil?

Perguntado por: lavila . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Miomas uterinos, também chamados de leiomiomas ou fibromas, são tumores, em sua maioria, benignos, mas que, em certos casos, podem levar à infertilidade. Formados por tecidos musculares e fibrosos, eles podem ser microscópicos ou muito grandes (chegando ao tamanho de uma bola de basquete).

A maioria dos miomas não causa dificuldades para engravidar e nem provoca abortamentos espontâneos. Contudo, dependendo da localização, da quantidade e do tamanho deles, isso pode ocorrer. Embora sejam menos frequentes, os miomas submucosos são os que mais podem interferir na fertilidade.

O mioma intramural, localizado no miométrio, também coloca em risco a fertilidade feminina em alguns casos. Os que atingem um tamanho maior podem deformar a cavidade uterina, dificultando a implantação do embrião e o desenvolvimento da gestação.

A grande maioria das mulheres com miomas consegue engravidar naturalmente. Quando eles causam infertilidade ou comprometem a anatomia uterina, geralmente é indicada a cirurgia. Atualmente os miomas são removidos por técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, que causam menor risco de danos à parede uterina.

Os miomas submucosos e intracavitários, que estão projetados para dentro do útero, podem causar alterações na cavidade uterina e no endométrio, sendo assim os tipos que mais comumente levam à infertilidade. Esses tumores podem causar deformações na cavidade uterina, que dificultam o transporte dos espermatozoides.

Explico, cirurgias com mioma único ou poucos miomas, quando o cirurgião faz menos incisões no útero, a paciente pode engravidar entre 3 a 4 meses após a cirurgia. Já naqueles casos com múltiplos miomas ou nas laparotomias (corte de cesárea), normalmente indica-se uma espera de 4 a 6 meses.

Bebidas açucaradas, doces em geral, pão branco e arroz branco são alimentos com altos índices glicêmicos e podem levar a picos de açúcar no sangue e níveis de insulina mais elevados, que estão relacionados a outros hormônios que estimulam o crescimento dos miomas uterinos.

Na maioria dos casos, quem tem mioma pode engravidar já que a existência deste tipo de tumor benigno não tem relação direta com a fertilidade da mulher. Todavia, dependendo do tamanho e de sua localização, ele pode dificultar a gestação. Nesse sentido, muitas mulheres acabam engravidando após o tratamento.

Na maioria das vezes, os miomas uterinos não interferem na fertilidade. Porém, alguns tipos podem, sim, dificultar a concepção ou levar a abortamentos, devido a alterações na cavidade endometrial (local onde o embrião se fixa).

Miomas são tumores uterinos benignos formados por tecido muscular. Acometem as mulheres principalmente na fase reprodutiva da vida, isto é, na fase em que menstruam e podem engravidar. A causa é desconhecida, mas sabe-se que seu crescimento depende de fatores hormonais, diminuindo de tamanho após a menopausa.

A maioria dos miomas são pequenos, com menos de 5cm. Desta forma, não fazem engordar ou crescer a barriga. Somente miomas muito grandes fariam a barriga crescer. No entanto, eles são muito raros e acometem mulheres que ficaram muito tempo sem acompanhamento de rotina e tratamento.

As posições na hora da relação sexual não atrapalham nem ajudam a engravidar. O mais importante para ter sucesso é que o casal goze de boa saúde e faça todos os exames pré-concepcionais necessários. Ambos também podem fazer uma suplementação adequada para favorecer a qualidade do espermatozoide e da ovulação.

Resposta: O mioma não mexe, ele não tem vida própria, ele não sai andando no abdômen. O que ocorre são miomas bem soltos do útero, ou úteros soltos, e quando a mulher se move sente o mioma caindo, mas é pelo efeito da gravidade.

De maneira genérica, miomas a partir dos 4 cm podem ser considerados grandes.