Quem tem mioma quanto tempo fica menstruada?

Perguntado por: icavalcante7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Não é uma regra de que isso sempre vai acontecer, mas a hemorragia menstrual abundante, aquela que se estende por mais de 7 dias, é o sintoma mais frequente do mioma uterino, e podendo também acontecer fora do período menstrual.

A grande maioria dos miomas não provoca sintomas, porém, alguns provocam aumento do fluxo menstrual, muitas vezes com coágulos, podendo resultar em anemia. Outro sintoma importante é o aumento do volume abdominal.

- Pílulas contraceptivas e outros métodos contraceptivos hormonais: são usados para controlar menstruações dolorosas com fluxo intenso. - Agonista do GnRH :essa droga interrompe o ciclo menstrual por meio do bloqueio da atividade ovariana e pode promover a redução de 30 a 70% no volume dos miomas.

Polimenorréia: ciclo menstrual mais curto que o normal
Porém, existem ainda mulheres que têm um ciclo menstrual mais curto, com menos de 21 dias²! Chamada de Polimenorréia, essa disfunção² é caracterizada pelo encurtamento da fase folicular no ciclo menstrual, responsável por adaptar nosso corpo para a fecundação¹.

É algo comum e tem um fator hereditário bastante importante. Além disso, ele não impede a mulher de engravidar. Mas é importante destacar que quando a mulher entra na menopausa, o tamanho do mioma diminui, podendo até sumir”, explica.

Miomas múltiplos podem causar hemorragia mais frequente do que um mioma único. Situação fácil de se entender, pois quanto maior o número, maior a chance de deformar o útero e a sua cavidade.

Os miomas provocam comumente períodos menstruais intensos e prolongados, além de sangramentos mensais atípicos, às vezes com coágulos, e que, com alguma freqüência, podem levar à anemia. Uma menstruação intensa pode ser também uma menstruação dolorosa.

Apesar de ser muito raro um mioma levar ao desenvolvimento de câncer com o passar dos anos, é fundamental que a mulher seja acompanhada pelo médico, pois os miomas podem estar associados a complicações como anemia, dores e até mesmo infertilidade.

Os miomas podem causar sangramento uterino anormal (p. ex., menorragia ou menometrorragia). O sangramento da submucosa pode ser grave o suficiente para causar anemia. Se os miomas crescerem e se degenerarem ou se os miomas pediculados sofrerem torção, pode ocorrer pressão ou forte dor aguda ou crônica.

Segundo a ginecologista Rebeca Gerhardt, a menstruação considerada normal dura até oito dias. Mas olha só: é preciso considerar que, nos primeiros e últimos dias, o fluxo é bem fraquinho. Se você está enchendo absorvente atrás de absorvente por oito dias, pode ser que algo não esteja bem.