Qual é a função do sistema nervoso somático?

Perguntado por: oilha . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Introdução: O Sistema Nervoso Somático (SNS) representa uma das divisões do Sistema Nervoso Periférico (SNP) e tem como função conectar os órgãos-alvo, como a pele, os órgãos sensoriais e todos os músculos estriados esqueléticos ao Sistema Nervoso Central.

A via eferente do Sistema Nervoso Periférico é dividida em duas partes: o Sistema Nervoso Somático (SNS) e o Sistema Nervoso Autônomo (SNA). Regula funções subconscientes tais como: pressão arterial, frequência cardíaca, motilidade intestinal e o diâmetro pupilar.

Alternativa correta: b) sob os músculos esqueléticos. O Sistema Nervoso Somático, também chamado de Sistema Nervoso Voluntário, atua nos músculos que recobrem o esqueleto e estão presos aos ossos. Portanto, sua função é controlar a musculatura esquelética de contração voluntária iniciando o movimento.

O sistema nervoso somático é um componente motor, funcionalmente, o componente motor é dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo. O sistema nervoso somático fornece impulsos motores aos músculos esqueléticos.

Sistema nervoso somático: responsável por reações que os animais terão em resposta a estímulos externos ao organismo. Sistema nervoso visceral: responsável por todas as funções involuntárias do organismo, realizando o controle de órgãos e sistemas.

o sistema nervoso somático
O controle e a contração coordenada dos músculos são feitos pela medula espinhal por meio dos neurônios motores somáticos do sistema nervoso periférico (animação 11 e 12).

A palavra Somáticos vem da palavra grega “soma”, que quer dizer “a experiência do corpo experimentado de dentro.” Esta palavra foi adaptada por Thomas Hanna para descrever movimentos do corpo sentidos com alto grau de propriocepção.

Ele é formado por vários órgãos, cuja função é captar estímulos do ambiente, interpretá-los e elaborar respostas específicas, voluntárias ou involuntárias. Em outras palavras, o sistema nervoso comanda as ações do organismo, como a respiração, os batimentos cardíacos ou a digestão de alimentos, entre outros.

Divisão do sistema nervoso periférico
O sistema somático controla as ações voluntárias do corpo, ou seja, aquelas que estão sob controle do ser humano. Nele, apenas um neurônio motor mielinizado, originado no sistema nervoso central, dirige-se diretamente ao motor esquelético, sem a medição dos gânglios.

Neurônios motores somáticos. Os neurônios motores somáticos se originam no sistema nervoso central (SNC), e projetam seus axônios para os músculos esqueléticos (como os músculos dos membros, músculos abdominais e intercostais), que estão envolvidos na locomoção.

O sistema nervoso somático é composto de duas partes: A primeira parte é a Aferente sensitivo, que é responsável por levar as informações até o sistema nervoso central. A segunda parte, é a Eferente motor, que trata de trazer respostas até os órgãos efetores.

Significado de somático
Físico ou corporal; que tem em conta o aspecto físico do corpo humano; não psíquico: sistema nervoso somático. Que se refere ao corpo com exceção das vísceras. Etimologia (origem da palavra somático). Do grego somatikós.

Transtorno de sintoma somático é caracterizado por múltiplas queixas físicas persistentes que estão associadas a pensamentos, sentimentos e comportamentos excessivos e mal-adaptativos relacionados a esses sintomas.

Também chamado de sistema nervoso visceral, suas fibras aferentes e eferentes desempenham uma importante função na manutenção do ambiente corporal interno, a homeostasia. Além disso, o SNA também participa das respostas coordenadas e apropriadas a estímulos externos.