Qual raio solar produz vitamina D?

Perguntado por: apilar . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 9 votos

A vitamina D é um hormônio produzido a partir do colesterol quando nossa pele é exposta aos raios ultravioleta B (UVB). Apesar de ser possível encontrá-la em alimentos como óleo de bacalhau, gema de ovo e fígado, é difícil obter a quantidade mínima recomendada dessa forma.

A radiação UVB é a responsável pela síntese de vitamina D na pele, mas ela também causa queimaduras. Diferente da UVA, a UVB não é ativa durante o ano todo, sendo muito mais forte no verão do que no inverno.

Profissionais da área da saúde indicam que o melhor horário para tomar sol é entre 10h e 15h. Apesar de o horário variar um pouco entre um especialista e outro, é fato que, para a pele absorver a quantidade ideal da vitamina D, o sol deve estar a pino.

A absorção não é melhor numa parte específica do corpo, pelo que o recomedado é que exponha, pelo menos, os braços e as pernas, já que a quantidade de vitamina D absorvida é proporcional á quantidade de pele exposta. Passado o tempo referido, é aconselhado que coloque protetor solar.

10 minutos

Médicos da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional de São Paulo (SBD-SP) sugerem que a exposição diária ao sol para absorção de vitamina D dure de 5 a 10 minutos. Para melhorar esse processo, o corpo deve estar o máximo exposto possível.

Exponha-se ao Sol
O médico endocrinologista finaliza dando dicas de como fazer isso corretamente: Deve-se tentar uma exposição solar adequada, em horários de segurança para não aumentar o risco de câncer de pele. O período do dia mais propício para estimular a obtenção de vitamina D é entre 10h e 15h.

“O ideal é ficar com a palma da mão virada para o sol em torno de 5 a 10 minutos no máximo. Sentiu que a palma da mão está quente, a gente já está sintetizando vitamina D”, explica a especialista. Vale lembrar que a síntese de vitamina D acontece mesmo com baixa incidência de raios solares em pequenas partes do corpo.

O especialista também diz que o melhor horário para que haja sintetização da Vitamina D pelo organismo é das dez horas da manhã até as três da tarde, por causa do ângulo de incidência dos raios solares.

É indicada a exposição ao sol de braços e pernas para aumentar o nível de vitamina D.

Para aumentar os níveis de vitamina D, é indicada a exposição ao sol de braços e pernas antes das 10 horas da manhã, durante 15 a 20 minutos, três vezes por semana, sem protetor solar, pois fatores de proteção acima de 8 já impedem a produção do nutriente pela pele, segundo Cristiane Perroni.