Quem tem hérnia de hiato pode sentir falta de ar?

Perguntado por: oribeiro9 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Na maioria dos casos a hernia de hiato não causa sintomas, mas aumenta a chance de haver refluxo gastroesofágico. As hérnias grandes podem levar à dor torácica, vômitos, taquicardia (aceleração dos batimentos do coração) ou falta de ar, relacionados à alimentação.

Sendo assim, na hérnia de hiato ocorre um afrouxamento da musculatura (diafragma) entre o tórax e o abdômen, ou um alargamento do orifício (hiato) por onde o esôfago passa. Com isso, quando o paciente inspira, o estômago pode ser deslocado para a caixa torácica se o orifício do diafragma estiver muito grande.

Em casos de hérnia muito grande, os sintomas podem ser parecidos com os das doenças cardíacas e pulmonares. Além disso, também podem ocorrer sintomas de compressão de estruturas torácicas, como tosse, pigarro e falta de ar.

Sensação de que vai vomitar; Sensação de que a comida demora tempo demais para ser digerida; Dificuldade para engolir; Sintomas de refluxo gástrico no geral, como tosse, rouquidão, dores de garganta e mau hálito.

O desconforto causado pela hérnia de hiato, principalmente a dor e queimação causadas pela presença de ácido estomacal no esôfago, podem levar um paciente que ainda não sabe que tem a hérnia imaginar que está sofrendo de algo mais grave, até mesmo como se estivesse passando por um infarto.

A DRGE pode causar alguns sintomas respiratórios, como a falta de ar. A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) consiste no refluxo de conteúdo alimentar presente no estômago para o esôfago (órgão que leva o alimento da boca ao estômago), normalmente com pH ácido.

Muitas vezes o refluxo pode ocorrer sem esses sintomas característicos. Isso ocorre na maioria das vezes em que o refluxo penetra o interior do sistema respiratório e os sintomas que podem ocorrer são tosse, chiado no peito, falta de ar.

Os sintomas da hérnia de hiato são muito parecidos com aqueles causados pelo refluxo gastroesofágico. Sendo assim, pacientes com essa condição relatam incômodos como indigestão, azia e regurgitações. É válido ressaltar que a hérnia de hiato pode desencadear a doença do refluxo.

Remédios

  • Marca. Luftal (3) Medquímica (2)
  • Princípio Ativo. Com Alginato De Sódio (3) Com Hidróxido De Alumínio (2) Com Hidróxido De Magnésio (2) Com Simeticona (1)
  • Forma de Administração. Via Oral (5)
  • Doenças & Complicações. Para Hérnia de Hiato Veja todas as opções.
  • Partes do Corpo. ...
  • Classe dos Remédios.

Asfixia ou tosse súbita e forte que interfere na respiração, que pode acordar o paciente, é uma manifestação mais grave do refluxo. Tosse seca, garganta limpa, alterações na voz e até falta de ar com chiado no peito, semelhante à asma, podem ser causadas pelo refluxo.

Esse tipo de hérnia é menos comum, mas pode ser perigosa porque o estômago pode ficar "estrangulado", o que significa que o suprimento de sangue é cortado, gerando nestes casos um alto risco para a vida e necessidade de cirurgia de emergência.

Hérnia de hiato estrangulada
O estrangulamento de uma hérnia de hiato é uma situação rara mas muito grave. O conteúdo herniário fica preso dentro do tórax, a circulação sanguínea fica prejudicada. O doente necessita de intervenção cirúrgica de urgência para a resolução da situação.