Quem tem gordura no fígado pode tomar o chá de hibisco?

Perguntado por: rribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

“O chá de hibisco, famoso nas dietas, ajuda a regular o intestino, mas em excesso, pode sim causar lesões graves no fígado.

O chá de hibisco pode também trazer benefícios para a saúde do fígado, já que aumenta as enzimas desintoxicantes e reduz os danos ao órgão. Segundo um estudo divulgado no The Journal of Functional Foods, consumir extrato de hibisco por 12 semanas melhorou a esteatose hepática em 19 pessoas com sobrepeso.

É porque a erva provoca a supressão na síntese de ácidos graxos no fígado, o que favorece a queima de gordura no organismo e a diminuição dos triglicerídeos. Essa ação explica ainda porque o chá de hibisco emagrece.

4 Chá de gengibre, cacau e canela
O chá de gengibre, cacau e canela tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que reduzem os danos causados pelos radicais livres nas células do fígado.

chá verde

Algumas plantas, como crotalária, erva cavalinha, kava-kava, cáscara sagrada e chaparral são potencialmente prejudiciais ao fígado. No entanto, o chá verde merece atenção especial, pois possui uma substância chamada catequina que, em grandes concentrações, causa a morte de células do fígado.

Modo de preparo:
Para preparar o chá, basta adicionar as flores de hibisco na água fervente e deixar cerca de 5 minutos. Em seguida, coar e beber morno pelo menos 3 vezes ao dia. Para perda de peso, recomenda-se consumir 1 xícara de chá de hibisco após as refeições.

O hibisco é contraindicado para pessoas que tenham pressão baixa, pois pode causar tontura e sonolência. Também não pé recomendado para gestantes e mulheres que estejam amamentando. Pode reduzir as concentrações do medicamento anti-inflamatório diclofenaco.

A hipotensão é o único efeito colateral confirmado do chá de hibisco, mas algumas pessoas podem experienciar outros males como tontura, enjoo, escurecimento da visão, sensação de fraqueza e até desmaios.

“ O chá de hibisco possui uma alta concentração de antocianina de compostos fenólicos e flavonoides, que auxiliam no combate os radicais livres, então melhora o nosso envelhecimento das células e também regulam genes envolvidos no metabolismo dos lipídios. Com isso facilitam a perda de gordura.

Pessoas com doenças cardíacas também devem ter cautela, pois a ação diurética do chá de hibisco pode causar desequilíbrio eletrolítico e queda excessiva da pressão arterial. Foram relatados efeitos colaterais gerais, como tontura, enjoo, visão turva, sensação de fraqueza e desmaio em alguns casos.

Melhor dieta para eliminar gordura no fígado
Gelatina, peixe, arroz e cenoura são boas pedidas. Aposte nos vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, couve-manteiga, nabo e repolho, que contêm uma substância chamada sulforafano, capaz de estimular a atividade de enzimas desintoxicantes no fígado.

“O melhor remédio para gordura no fígado é emagrecer. Se já for o caso de hepatite [inflamação grave do órgão], alguns medicamentos podem ser usados para melhorar a função do fígado, mas não para eliminar a gordura em si”, explica.

Você pode Eliminar gordura no fígado rápido reduzindo a ingestão de certos alimentos, por exemplo aqueles que contêm gordura saturada e trans. Dieta Low-Carb, reduzida em carboidratos, também tem bons resultados. O exercício físico regular e o consumo moderado de álcool podem ajudar.

Segundo Bruna Oliveira, o cardo mariano (Silybum Marianum) é uma planta medicinal que possui silimarina, uma substância natural ligada à diminuição da progressão de doenças hepáticas e de inflamação. Por esse motivo, para a profissional, o chá de cardo mariano é o mais indicado para quadros de gordura no fígado.

Remédios caseiros para gordura no fígado

  1. perder peso.
  2. reduzir a ingestão de álcool.
  3. dieta rica em nutrientes com baixo teor de calorias, gordura saturada e gorduras trans.
  4. fazer pelo menos 30 minutos de exercício na maioria dos dias da semana.