Quem tem gases pode comer lentilha?

Perguntado por: npacheco . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Assim como outras leguminosas, a lentilha é causadora de gases. Esses alimentos, como o feijão e a ervilha, são ricos em carboidratos não absorvíveis e por isso tendem a fermentar no intestino. Por isso é tão importante colocar as leguminosas em molho pelo tempo correto.

Todos os tipos de lentilha devem ficar de molho algumas horas antes do preparo, evitando assim, eliminar os antinutrientes, substâncias que podem atrapalhar a absorção de vitaminas, minerais, causar problemas de digestão e produção de gases.

Leguminosas como feijão, ervilhas, lentilhas e soja, entre outras, são causadoras de gases. Ricas em carboidratos não absorvíveis, as leguminosas tendem a fermentar no intestino.

Pessoas com Síndrome do Intestino Irritável (SII), que possuem gota (doença causada pelo excesso de ácido úrico) ou precisam controlar a ingestão de proteínas, devem evitar o consumo da lentilha.

Além de ser rica em proteínas vegetais, ferro, ácido fólico e vitamina B6, a lentilha tem uma grande quantidade de fibras, o que ajuda a combater o intestino preso e prolonga a sensação de saciedade.

Como preparar o molho e remolho das leguminosas
Escolha a leguminosa da sua preferência, lave em água corrente e escorra. Em uma vasilha, cubra o grão com uma quantidade de água que cubra todo o alimento. Deixe descansar por 6 a 12 horas. Você pode fazer uma troca de água (remolho) durante esse período, mas é opcional.

Os feijões fradinho/de corda (Vigna unguiculata), azuki (Vigna angularis), feijão-da-china ou feijão-mungo (Vigna radiata), feijão guandu/andu (Cajanus cajan), lentilha, ervilha, estão entre os que produzem geram menos flatulência.

Chás de erva-doce, camomila, hortelã e funcho são boas opções, pois ajudam na digestão e na manutenção da saúde da flora intestinal. Além desses chás, há benefícios no consumo de: Frutas. Consumir frutas como a ameixa seca, a laranja, o mamão e o abacaxi melhoram o trânsito intestinal, reduzindo o acúmulo dos gases.

Porém, a lentilha tem uma quantidade maior de proteínas (6,3 g a cada 100 gramas) e mais zinco (5 mg a cada 100 gramas) do que o feijão. Em contrapartida, o feijão vence no comparativo quando o assunto é a quantidade cálcio (27 mg a cada 100 gramas) e de fibras (8,5 gramas a cada 100 gramas).

Mesmo sendo tão benéfica, deve ser consumida com cautela, pois o excesso pode gerar problemas como gases, pois suas fibras não são digeridas. Também não é recomendado o consumo por pessoas com problemas de rins e pessoas alérgicas ao amendoim, pois podem desenvolver alergia a essa leguminosa também.

Os benefícios da lentilha para a saúde
Multivitamínica, a lentilha é fonte de antioxidantes, zinco, potássio e fósforo. Apesar dos valores nutricionais muito próximos ao do feijão carioca, quando comparados, a lentilha ainda é uma fonte maior de ferro e ácido fólico.

O grão da lentilha é mais delicado do que o grão do feijão, então, além de não ser necessário deixar de molho, não é recomendado. Se ficar de molho, o grão pode ficar muito mole para o cozimento, chegando até a desmanchar. Sendo assim, apenas lave a lentilha em água corrente antes de cozinhar.

Entre as indicações para uma melhor recuperação do intestino inflamado, está a ingestão de comidas leves e de rápida digestão, por provocarem menos irritação ao órgão. Importante salientar também a mastigação adequada, e se alimentar a cada duas horas.

Leguminosas: feijão, lentilha, grão de bico, soja. Hortaliças: berinjela, brócolis, vagem, aspargo, alcachofra e verduras, preferencialmente cruas como chicória (escarola), alface, rúcula.

Os alimentos fontes de melatonina (o hormônio do sono) ou de precursores dele também são bem-vindos. Anote aí quais são: lentilha, pistache, trigo, aveia, amêndoas, sementes de girassol, mostarda, banana e chocolate 70% cacau.

Benefícios da lentilha

  1. Faz bem à saúde dos ossos. ...
  2. Ajuda no bom funcionamento intestinal. ...
  3. Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. ...
  4. Fortalece a saúde cardiovascular. ...
  5. Ótima escolha alimentar para gestantes. ...
  6. É uma aliada na perda de peso. ...
  7. Auxilia no combate à anemia.