Como conservar o hambúrguer artesanal?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 3 votos

A razão para conservar o hambúrguer dessa forma é muito simples. Além da praticidade de ter a carne já moldada para o preparo, o hambúrguer congelado é essencial para armazenar em grande quantidade.

Mas nossa recomendação é usá-los sempre frescos, ficam muito mais gostosos. Se congelar, depois que os hambúrgueres ficarem firmes, armazene dentro de sacos de vácuo ou em tupperwares vedados ou caixas plásticas que suportem o congelador.

Leve ao freezer. Duram 3 meses congelados. Sim é indicado congelar, mesmo que você vá utiliza-lo no mesmo dia. Para utilizar no mesmo dia, não precisa deixar congelar por completo, apensa um 'shot', uma leve endurecida será suficiente.

Dica: isso pode ser uma opção se você estiver cozinhando para um grupo grande e precisar manter os hambúrgueres ou as carnes da grelha quentes. As sobras podem ser mantidas na geladeira por três ou quatro dias. Após esse período, o risco de intoxicação alimentar aumenta.

Ao final do período, retire os hambúrgueres, coloque papel filme entre eles, garantindo que não existe espaço para ar. Então, eles podem ser congelados definitivamente. Quando você for preparar um hambúrguer, lembre-se de que eles devem descongelados por 12h a 24h na geladeira. Assim, você garante a suculência!

Ninguém gosta de desperdiçar comida. É por isso que, normalmente, o que sobra de uma refeição em casa costuma ir para a geladeira. Mas, se antes ou depois disso os alimentos forem deixados em temperatura ambiente por mais de duas horas, começa o desenvolvimento de bactérias que podem causar contaminações.

Depois de amassar bem, separe a carne em 6 porções e de cada porção, faça um hambúrguer. Eu costumo abrir um filme plástico sobre a pia e ir colocando os hambúrgueres sobre o filme. No final, coloco outro filme plástico sobre os hambúrgueres, embalo bem e congelo por até 1 mês.

A diferença do hambúrguer gourmet para o artesanal, é que no primeiro caso são usados ingredientes especiais e de qualidade. Já o artesanal, os ingredientes são preparados manualmente, independente dos produtos serem nobres.

Ao atingir o ponto mais, a carne já ganha uma cor amarronzada devido ao tempo de chapa, chegando a quase tostar as bordas e interior do hambúrguer. Este ponto, a carne já está dura ao toque e com quase suco em seu miolo, e a temperatura ideal de preparo é de até 69 °C.

Você sabe a diferença entre hambúrguer industrializado e artesanal? O hambúrguer industrializado não precisa de muitas explicações: vem de processos totalmente artificiais que não trazem segurança alguma à sua alimentação, que injetam grandes quantidades de sódio, aromatizantes e conservantes.

O processo é simples, mas exige técnica para que o hambúrguer não desmanche. “Antes de colocar na chapa ou frigideira, deixe esquentar bem. Dessa forma, a carne vai selar mais rápido e não vai grudar ou desmanchar”, indica o professor.

O peso depende muito do gosto de quem o faz, ou seja, o peso ideal é o que você quer que ele tenha. Existe um padrão comum que as pessoas seguem, por exemplo, ao usar um aro de moldagem com 11 cm de diâmetro, é recomendado montar um Blend de 180 a 200g. Já para um hambúrguer mais fino cerca de 100 a 120g.

Picanha, filé mignon, fraldinha e coxão duro estão no topo da lista de melhores cortes de carne para hambúrguer. A alcatra, o peito de boi e a costela terminam nossa lista de melhores opções, porém, é preciso ter cuidado com esses cortes em especial, isso porque o percentual de gordura dessas peças é bem alto.

Então, para aquecer hambúrgueres, o melhor é colocá-los numa frigideira ou mesmo no forno. O forno funciona ainda melhor, pois permite uma distribuição uniforme do calor. Porém, vale sempre desmontar o sanduíche e aquecê-lo por partes. Afinal, colocar o sanduba inteiro no forno, com alface e tudo, pode ser desastroso.

Basicamente, carnes e outros produtos que precisam de refrigeração não devem permanecer em temperatura ambiente por mais de duas horas. Caso a temperatura ambiente seja superior a 30 °C. Assim, não deve permanecer fora da geladeira por mais de 1 hora.