Porque não se toma cerveja com gelo?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 3 votos

Nós brasileiros temos obsessão pela cerveja “trincando”, “estupidamente gelada”. Colocar o copo preferido no freezer antes de beber a cerveja pode ajudar, mas isso fará com que a bebida perca espuma, o que prejudica o processo de carbonização.

No caso da "cervejinha", uma boa alternativa é colocar gelo no copo, tornando-a mais saudável e evitando a ressaca do dia seguinte. Bebidas geladas, para quem não tem sensibilidade, fazem bem à saúde e ajudam o organismo a se defender da alta temperatura.

Se bebidas geladas geram maior concentração do álcool no organismo, a outra extremidade também pode causar "problemas". Isso acontece porque cervejas e vinhos que foram feitos para beber gelado ou em temperatura ambiente acabam tendo sua complexidade comprometida pela mudança brusca de temperatura.

Porém, o tipo de cerveja também tem muito a contribuir com a necessidade de gelo da bebida. No Brasil, por exemplo, a mais consumida é a Pilsen e ela deve ser servida mais gelada. No geral, ela deve ser servida perto de 0 graus, mas não menos do que isso, para não diminuir a sensibilidade das papilas gustativas.

O álcool é um desses ingredientes que agem como diurético. À medida que o corpo processa o álcool, ele estimula a produção de urina extra, para ajudar a remover o álcool e seus resíduos do corpo rapidamente. Além disso, um estudo de 2018 observou que o álcool pode reduzir um composto chamado vasopressina no corpo.

As cachaças envelhecidas, como a Vale Verde 12 anos, podem ser servidas geladas, garantindo uma bebida refrescante, sem que a experiência gastronômica seja prejudicada. Entretanto, dadas suas características sensoriais únicas, deve-se evitar sua utilização no preparo de drinks.

Estudo publicado no JAMA Network Open mostrou que o consumo diário de álcool, mesmo que em poucas doses, não protege contra risco de mortalidade por todas as causas. Entenda. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não existe um padrão de consumo de álcool que seja absolutamente seguro.

Mantém os rins saudáveis. Isso mesmo! De acordo com um estudo publicado no Clinical Journal of the American Society of Nephrology, a cerveja (consumida moderadamente) pode reduzir em até 40% as chances de desenvolver pedras nos rins.

A recomendação dada pela Polícia Rodoviária Federal é aguardar 12 horas para dirigir após o consumo de bebida alcoólica. Isso porque o álcool permanece no organismo por esse período e pode prejudicar a habilidade do motorista, aumentando o risco de acidentes.

Entre as cervejas, os maiores níveis foram registrados nas Tsingtao, Coors Light, Miller Lite, Budweiser e Corona Extra.

O que é “cerveja quente” para os alemães
Imagina no inverno, com temperaturas negativas, beber uma cerveja “trincando”? Definitivamente não vai ser bom, podendo até prejudicar a garganta. Então, a temperatura de serviço das cervejas por lá fica entre os 6ºC (seis graus Celsius) e 7ºC (sete graus Celsius).