Quando salgar o hambúrguer?

Perguntado por: anunes . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 15 votos

“O tempero e o sal são colocados somente depois que a carne estiver pronta”, revela.

Use sal grosso ao invés de sal comum para temperar carne moída. O formato e a maior superfície desse tipo de sal aumenta o impacto nos receptores de sabor da língua. Use pimenta do reino fresca ou pimenta branca para um sabor mais marcante no tempero dos hambúrgueres.

Tempere o blend com especiarias como: pimenta-do-reino, páprica defumada e alho em pó, para um sabor mais intenso. Leve ao fogo, utilizando uma frigideira de ferro fundido com um fio de óleo de canola, pois seu sabor é neutro e não irá influenciar no resultado final do hambúrguer.

O processo é simples, mas exige técnica para que o hambúrguer não desmanche. “Antes de colocar na chapa ou frigideira, deixe esquentar bem. Dessa forma, a carne vai selar mais rápido e não vai grudar ou desmanchar”, indica o professor.

mas o melhor sal que a gente tem ele é o. entrefino. ele L entre o sal grosso e o sal Fino São grãos é um pouquinho.

O chef também explica que o sal não tira o suco da carne. Mas reforça: o ideal é temperar com 2 a 3 minutos, quando for salgar a carne antes. Ou também é possível realizar a técnica da marinada, para dar mais sabor ao corte. Assim como em outros preparos na cozinha, o sal deve ser utilizado com moderação.

Assim que colocar o hambúrguer na grelha, moa o sal rosa (ou sal grosso ou coloque o sal refinado) em cima do hambúrguer e depois moa a pimenta do reino.

Existe o consenso que apenas sal é o suficiente para temperar a carne do hambúrguer - e não está errado. Para hambúrgueres feitos na chapa, Amilcar garante: apenas sal fino dá conta do recado.

Para dar liga, nada de ovo. A própria gordura da carne faz esse papel. Ao modelar o hambúrguer, primeiro faça um bolinho e jogue de uma mão para outra, como uma bola de baseball.

Por outro lado, se bagunça não for um problema para você, existe uma ordem mais direta para a montagem do hambúrguer. Coloque o queijo em cima da carne e logo depois acrescente uma fatia de tomate. O vegetal se grudará ao queijo e não ficará deslizando pelo pão. Após isso, acrescente uma bela folha de alface ao pedido.

Ao atingir o ponto mais, a carne já ganha uma cor amarronzada devido ao tempo de chapa, chegando a quase tostar as bordas e interior do hambúrguer. Este ponto, a carne já está dura ao toque e com quase suco em seu miolo, e a temperatura ideal de preparo é de até 69 °C.

Opte por carnes de qualidade
Vinícius ainda levanta dois outros pontos: "O melhor é moer a carne apenas uma vez, para o hambúrguer ficar mais saboroso. Quando se mói duas vezes, ele fica muito compactado. Também é preciso considerar a quantidade de gordura.

Para você não ter mais problema de sujeira de óleo no fogão, é muito fácil! A dica é na hora de fazer fritura, qualquer que seja, acrescente uma colher (sobremesa) de farinha de trigo quando o óleo estiver frio. Assim, quando o óleo estiver quente para você despejar os alimentos, ele não irá espirrar.

Bacon é bom demais e ele não pode faltar na hora de dar aquele "up" no sabor do hambúrguer congelado. Você pode cortar tiras finas do bacon e fritá-lo em uma frigideira, até deixá-lo bem crocante. Isso mesmo, um modo de preparo simples e com um gosto marcante: é desse jeito que o bacon aparece em nossos pratos.