Como é feita a carne do hambúrguer?

Perguntado por: dpimenta . Última atualização: 27 de setembro de 2023
/ 5 17 votos

A produção do hambúrguer começa no processo de moer a carne, podendo ela ser fresca ou congelada, carne bovina, suína ou de frango. A etapa seguinte é combinar a carne que foi moída com os ingredientes adicionais: proteína de soja, temperos, conservantes, aromatizantes e outros.

Picanha, filé mignon, fraldinha e coxão duro estão no topo da lista de melhores cortes de carne para hambúrguer. A alcatra, o peito de boi e a costela terminam nossa lista de melhores opções, porém, é preciso ter cuidado com esses cortes em especial, isso porque o percentual de gordura dessas peças é bem alto.

60% fraldinha, 40% maminha. 50% coxão mole, 40% peito, 10% gordura de dianteiro. 50% peito, 25% acém, 25% fraldinha.

O hambúrguer é um produto cárneo industrializado obtido da carne moída dos animais de açougue, adicionado ou não de tecido adiposo e ingredientes, moldado e submetido ao processo tecnológico adequado.

Os níveis de açúcar, calorias, gorduras trans, conservantes, sódio e outros ingredientes prejudiciais à saúde encontram-se alarmantemente elevados. Consumir regularmente um hambúrguer como esse pode levar ao aumento de peso, hipertensão e maior risco de doenças cardíacas, além de outros problemas de saúde.

CARNE BOVINA, ÁGUA, GORDURA BOVINA, PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA, GORDURA VEGETAL HIDROGENADA, MALTODEXTRINA, SAL, CONDIMENTOS NATURAIS, PIMENTA, PROTEÍNA VEGETAL HIDROLISADA, REGULADOR DE ACIDEZ LACTATO DE SÓDIO (INS 325), ESTABILIZANTE POLIFOSFATO DE SÓDIO (INS 452I), REALÇADOR DE SABOR GLUTAMATO MONOSSÓDICO INS 621, ...

Segundo a ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) e ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos), é considerado hambúrguer industrializado “o produto cárneo industrializado obtido da carne moída de animais de açougue, adicionado ou não de tecido adiposo, ingredientes, moldado e submetido a processo ...

De modo geral, na elaboração de hambúrgueres podem ser utilizadas carnes mecanicamente processadas de diferentes espécies animais (bovina, suína e/ou frango, entre outras) e a gordura (toucinho) para dar textura e um paladar adequado ao produto.

A ideia do hambúrguer artesanal nada mais é do que produzir um sanduíche com as próprias mãos. Nesse sentido, a ideia é escolher a carne ou as carnes que vão produzir o blend para formar o hambúrguer, os molhos que vão temperar o sanduíche e os acompanhamentos que virão nele, além do ponto da carne.

Os itens mais utilizados nesse caso são: azeite de oliva ou outro óleo vegetal, farinha de trigo, quinoa, aveia, farinha de aveia, farinha de rosca ou farinha de mandioca.

São feitos 100% de carne bovina e alguns temperos. A carne usada vem do ombro, peito, pescoço, costas e pernas do boi. Não usamos qualquer outra parte do animal.