Tem problema comer lentilha crua?

Perguntado por: ugomes . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.2 / 5 2 votos

Acredite se quiser: feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico e trigo podem ser consumidos crus.

Existem diferentes tipos de lentilha, como verde, vermelha, marrom, preta, amarela ou laranja, que variam quanto ao tempo de cozimento e a espessura. Essa leguminosa é comercializada com ou sem a casca, podendo ser usada em preparações como sopas, saladas, arroz e ensopados.

O grão da lentilha é mais delicado do que o grão do feijão, então, além de não ser necessário deixar de molho, não é recomendado. Se ficar de molho, o grão pode ficar muito mole para o cozimento, chegando até a desmanchar. Sendo assim, apenas lave a lentilha em água corrente antes de cozinhar.

Alguns germinados e brotos podem ser consumidos crus, como a lentilha, broto de alfafa e de feijão moyashi; levemente aquecidos ou cozidos!

Mesmo sendo tão benéfica, deve ser consumida com cautela, pois o excesso pode gerar problemas como gases, pois suas fibras não são digeridas. Também não é recomendado o consumo por pessoas com problemas de rins e pessoas alérgicas ao amendoim, pois podem desenvolver alergia a essa leguminosa também.

Atenção! Pessoas com Síndrome do Intestino Irritável (SII), que possuem gota (doença causada pelo excesso de ácido úrico) ou precisam controlar a ingestão de proteínas, devem evitar o consumo da lentilha.

12 horas

Deixe descansar por 6 a 12 horas. Você pode fazer uma troca de água (remolho) durante esse período, mas é opcional. Escorra a água do molho ou remolho, lave a leguminosa em água corrente, coloque na sua panela de preferência (pressão ou convencional) e ela está pronta para ser cozinhada.

A nutricionista ainda ensina a colocar algumas gotinhas de limão ou vinagre nesta água do molho. Além de livrar os grãos do ácido fítico, esse processo de fermentação vai evitar gases e desconfortos gástricos muitos comuns, como a distensão abdominal e flatulências.

“Deixar de comer feijão não é um problema, desde que ele seja substituído por outros alimentos da família das leguminosas. Lentilha, vagem, ervilha, soja e grão-de-bico são opções para variar o cardápio sem perder proteínas, ferro, cálcio, magnésio, zinco, vitaminas, principalmente do complexo B, carboidratos e fibras.

Porém, a lentilha tem uma quantidade maior de proteínas (6,3 g a cada 100 gramas) e mais zinco (5 mg a cada 100 gramas) do que o feijão. Em contrapartida, o feijão vence no comparativo quando o assunto é a quantidade cálcio (27 mg a cada 100 gramas) e de fibras (8,5 gramas a cada 100 gramas).