Quem não pode tomar chá de gengibre com limão?

Perguntado por: vcruz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 16 votos

Ele pode ser contraindicado para pessoas que já têm problemas de estômago, como gastrite e úlceras, e para hemofílicos, que têm problemas de coagulação. Isso porque a raiz estimula a circulação sanguínea. Alguns estudos apontam que o consumo de chá de gengibre pode ajudar a baixar a pressão arterial.

Contraindicação do chá de gengibre com limão
A profissional alertou que pessoas “com pressão alta tem que tomar cuidado ao consumir o chá, pois em excesso pode aumentar a pressão.

Quais as contraindicações do chá de gengibre? Pessoas com hipertireoidismo ou que usam insulina, medicamentos coagulantes, para pressão alta ou para problemas cardíacos, devem procurar um médico antes de inserir o gengibre regularmente na alimentação.

Mas a combinação auxilia o organismo a combater os vírus e evitar que haja um agravamento das doenças, além de melhorar o bem-estar do doente. Os compostos bioativos existentes no gengibre e no limão apresentam benefícios importantes para o combate aos sintomas.

O gengibre não deve ser usado por pessoas que utilizam medicamentos: Anti-hipertensivos como nifedipino, anlodipino, verapamil ou diltiazem.

Assim, ele acelera o metabolismo e combate a retenção de líquidos no corpo. Além disso, água com limão e gengibre pode ser útil contra as dores de cólica menstrual, combatendo infecções e aliviando sintomas de problemas respiratórios. Ele é um forte aliado para incluir na sua rotina e na sua alimentação.

O gengibre tem ação analgésica, anti inflamatória, antioxidante, digestiva e termogênica, por isso auxilia na perda de peso, trata azias, enjoos e resfriados, alivia cólicas menstruais e dores musculares, combate infecções e protege contra úlceras.

Chá de gengibre, cacau e canela
O uso do gengibre, do cacau e da canela promove um efeito antioxidante e anti-inflamatório no organismo, melhorando os níveis das enzimas hepáticas e impedindo o acúmulo de gordura no fígado.

O gengibre pode ser usado, porém com moderação assim como a canela. Já alimentos como chá verde, guaraná em pó e cafeína, não são indicados para hipertensos.

“Ainda, frutas vermelhas como amoras, framboesa, cerejas e outras, bem como algumas especiarias, como o gengibre, que são alimentos antioxidantes e, portanto, reduzem os níveis de cortisol, combatendo a ansiedade”, destaca a especialista, que completa essa lista do bem com lentilha, feijões e aspargos, abundantes em ...

Quais são os possíveis efeitos colaterais do gengibre? O gengibre não costuma ser prejudicial, ainda que em algumas pessoas provoque uma sensação de queimação quando ingerido. O gengibre também pode provocar desconforto digestivo e causar um gosto desagradável na boca. O gengibre pode aumentar o risco de hemorragia.

Qual e o melhor horário para tomar o chá? O gengibre é um alimento com propriedades termogênicas, ou seja: ele acelera o metabolismo, dá mais atenção e concentração. Por isso, o ideal é tomá-lo durante o dia. Evite prepará-lo pela noite.

Como consumir: é aconselhado tomar o chá de gengibre 3 vezes por dia.

"Tais evidências sugerem que o gengibre tem potencial terapêutico no tratamento do diabetes tipo 2 e, assim, pode ser indicado como fitoterápico de ação complementar para a redução dos níveis glicêmicos e lipídicos e auxiliar no controle da doença", afirma Carvalho.

Boa notícia: a ciência indica que sim.

Outra pesquisa também sugere que o chá de gengibre ajuda a melhorar o controle do açúcar no sangue e reduz insulina e triglicérides em pessoas com diabetes tipo 2.