Porque a carne encolhe?

Perguntado por: llacerda . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

Por que a carne encolhe quando a gente cozinha? Isso ocorre porque parte da água da carne é perdida durante o cozimento. O teor médio de água presente na carne das espécies de açougue (aves, suínos e bovinos) é de cerca de 75%, seguido de proteínas (23%), gorduras (1,8%) e sais minerais (0,2%).

A carne diminui de peso quando submetida ao calor, devido ao encolhimento das fibras musculares [8], ao corte e ao tempo de processamento [9].

Para selar a carne bovina, são interessantes as frigideiras que grudam, pois elas ajudam a manter a estrutura da carne, além de não deixar encolher”, revela Guzela.

A carne reduz pela cocção pelo menos 10% de seu volume inicial. Pode perder pelo ''goteio'' até 5% de substâncias nitrogenadas não proteicas, de 20 a 30% de K e Na e até 20% de Ca e Fe. Teoricamente nunca perde mais de 10% das proteínas, perdendo de 2 a 5% na cocção por água e 2% na cocção a vapor.

Para resolver isso é simples, a dica é fazer os hambúrgueres com o tamanho maior que o do pão, cerca de um centímetro maior, quando esse hambúrguer for colocado para fritar ou grelhar, esse centímetro a mais irá compensar a perca de gordura e umidade da carne.

2 TRANSFORMAÇÃO DO MÚSCULO EM CARNE
O músculo perde água por eva- poração e exsudação em torno de 2% a 5% (Lawrie, 1974).

Consumo de carne diminui para 67% dos brasileiros em 2022, mostra pesquisa.

Esse ácido pode auxiliar a dar mais maciez à carne por desnaturar as proteínas da carne. O mesmo acontece com o vinagre, que possui acidez entre 2,0 e 3,0.

Existem muitas maneiras de amaciar a carne dura antes de cozinhá-la, que incluem triturar, bater, ou mergulhar em uma marinada e polvilhar tudo com um amaciador de carne em pó. Todos esses métodos têm o mesmo objetivo em mente: quebrar as fibras musculares densas e resistentes e a proteína que as une.

Atualmente o amaciamento das carnes pode ser feito por amaciantes industrializados, principalmente constituídos de papaína. Estes amaciantes industrializados apresentam vantagens de serem facilmente encontrados e de custo relativamente baixo, além de fácil utilização.

Carcaças bovinas resfriadas rapidamente podem apresentar uma contração muscular conhecida como encurtamento pelo frio. Esse fenômeno, prejudicial à textura da carne, ocorre principalmente nas fibras musculares oxidativas.

Durante as horas que se seguem ao abate, inicia-se o endurecimento dos músculos conhecido como rigidez cadavérica ou rigor mortis. As alterações post montem nos músculos se iniciam com o declínio da fosfocreatina quinase, de forma rápida, imediatamente após a morte.

"Descansar" nada mais é do que deixar a carne apoiada em algum lugar, longe do fogo, sem mexer nela. O tempo pode variar: bifes finos só precisam de 60 segundos enquanto peças grandes podem hibernar tranquilamente por 10 minutos.

É simples, se tiver muita gordura em seu hambúrguer ele vai encolher no momento que for ao fogo. E o que parecia ser um hambúrguer grande, se tornará um hamburguinho bem pequeno e pode até se desmanchar. Porque a gordura vai derreter e escorrer, uma parte dela é perdida, principalmente na churrasqueira.