É bom temperar carne com limão?

Perguntado por: ssubtil . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

O que evitar. De acordo com a especialista, o glutamato monossódico e ervas com limão não são boas opções para temperar a carne vermelha. “O glutamato é um realçador de sabor, então ele pode roubar um pouco do sabor real e natural. Já as ervas com limão podem desnaturar as fibras da carne”, esclarece.

Temperar carne com limão é uma opção bem prática e saborosa. Porém, no caso de você estar temperando a carne para deixar ela na geladeira por várias horas, evite usar limão porque ele endurece as fibras da carne. “O vinagre traz a acidez que o frango precisa ter, deixa a carne mais macia e realça o sabor.

Use vinho, suco de laranja, suco de limão ou suco de abacaxi, e acrescente temperos como cebola, alho, alecrim, coentro, sálvia, tomilho e louro. Deixe a carne marinando na geladeira por cerca de uma hora. O tempero deixa a carne saudável e saborosa.

Temperos para carne vermelha – básicos
Para a carne grelhada, os temperos que mais combinam são coentro, cominho, louro, pimenta-calabresa e páprica. Você também pode utilizar outros, como limão, alecrim e tomilho, embora há quem diga que eles não combinam com carne vermelha. Permita-se experimentar, você pode gostar!

Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre. Basta misturar os dois itens e deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para a churrasqueira.

Mande as bactérias para longe da carne , misture suco de limão na água em que for lavar a carne e vai matar grande parte das bactérias. Limão endurece a carne – Sim. O limão é ácido e faz com que a carne perca água. Vinhos ácidos e vinagre também devem ser evitados principalmente em vinha-d'alhos (marinadas).

Esse ácido pode auxiliar a dar mais maciez à carne por desnaturar as proteínas da carne.

Outras possibilidades de uso do vinagre são no ceviche, para preparar conservas, e também para conferir mais maciez e sabor em alguns tipos de carne, como peixe, frango e carne de porco.

Para isso, basta misturar uma quantidade adequada de água, vinagre e/ou suco de limão, azeite, temperos, ervas e especiarias de sua preferência. Deixe a carne descansar no sumo por no mínimo 30 minutos. Além de amaciar a carne, a marinada deixa o seu preparo ainda mais saboroso.

Sal, alho, cebola e pimenta costumam ser os temperos-curinga quando o assunto é carne. No entanto, dá para ir além. Existem vários outros temperos que combinam com carnes bovinas, suínas, de frango ou carneiro. São temperos que acentuam seu sabor.

Limão e vinagre
Em uma tigela grande, misture 2 colheres (sopa) de azeite com suco de ½ limão e ½ xícara (chá) de vinagre. Tempere como desejar e coloque a carne (proporção para 1 kg). Deixe a peça marinando no líquido por 10 minutos fora de geladeira e, em seguida, utilize a proteína normalmente na receita.

Por mais estranho que pareça, sim, lavar a carne é um erro. Isso acontece porque a água não é eficiente na remoção de bactérias. Pelo contrário, ela ajuda na proliferação desses causadores de doenças. As bactérias se proliferam quando entram em contato com água e proteínas (uma das principais qualidades da carne).

Como deixar a carne macia: marinadas com suco de limão e de mamão, vinagre e bebidas alcoólicas são algumas das principais formas. Se quiser amaciar a carne e dar um toque de sabor ao mesmo tempo, uma ótima alternativa são as bebidas alcoólicas.