Qual é o melhor ponto da carne?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

Há quem diga que o ponto ideal para carnes são: selada, mal passada e ao ponto para mal, pois são os pontos de cozimento nos quais a carne está mais macia e suculenta, ou seja, mais próxima de seu estado natural, cru.

Existem seis principais tipos de pontos de carne: selada, mal-passada, ao ponto para mal, ao ponto, ponto para mais e bem-passada. As diferenças entre eles podem ser mínimas, mas são extremamente significativas para o sabor e a textura.

Se a carne estiver com o corte muito grosso, pode reduzir um pouco a temperatura do fogo, para que o centro também cozinhe. Dourar dois minutos de cada lado em fogo alto. Ao toque, a carne está macia e suculenta. Ao cortar, nota-se que apenas as extremidades estão douradas e o centro ainda está bem avermelhado.

As fibras da picanha correm na diagonal. Por isso, quando fatiar, corte sempre no sentido perpendicular às fibras ou seja, na diagonal oposta, para assegurar a maciez e textura desejadas.

Carne selada (ponto bleu)
Sem sombra de dúvidas este é o ponto mais macio da carne, também conhecido como Ponto Bleu. Neste ponto, ocorre apenas uma selada no exterior de sua peça, porém o interior está quase sem alteração.

carne suína

Carne leve e saudável
A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

Para aumentar o peso nas carnes, as empresas colocavam água no alimento. "Eram injetados fosfato, soro de leite e soja para não deixar a água vazar. O ganho de peso era de 20% a 50%", afirmou Marcílio Miranda Zocrato, delegado da PF. Em uma das empresas, o esquema era feito em 20 toneladas de carne diariamente.

O que é o líquido vermelho da carne bovina? O líquido vermelho da carne tem origem em uma proteína chamada mioglobina, que é encontrada dentro das células que formam as fibras musculares dos bovinos. Ela é responsável pela coloração dos músculos dos animais, que depois se transformam na carne que chega até a mesa.

A primeira dica essencial para acertar o ponto da carne é essa: aguarde um tempo após a churrasqueira ser acesa. Entre 40 minutos e uma hora, de preferência no momento em que ela é brasa e não labareda. Aproxime a mão a 5cm da grelha e sinta o calor por 5 segundos. Está perfeito.

Carne ao ponto
Apesar de perder um pouco de líquido, continua suculenta. Para chegar neste resultado, a peça deve ser cozida de seis a sete minutos para cada lado. A temperatura da carne ao ponto deve variar entre 60ºC e 65ºC. Quando a carne está ao ponto, somente o meio da peça apresenta uma coloração rosada.

Se você tirar na temperatura de 62º onde a carne estará mais firme, de cor rosada ao meio, então temos o famoso ao ponto”.

acém

O acém é a maior parte da área dianteira do boi, e a mais macia, conservando textura e sabor equilibrado.