Pode ferver carne?

Perguntado por: ereis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Não é recomendável ferver a carne, pois ela fica muito dura, os sucos evaporam e alguns molhos podem talhar (coagular). Na maioria dos casos, é indicado aquecer a água até o ponto de fervura e depois reduzir o fogo, para que a carne vá cozinhando lentamente.

A escaldagem é sempre recomendada porque reduz a carga microbiana logo no início do preparo e, ao cozinhar, fritar ou assar, a bactéria é completamente eliminada.

Quando a carne é bem cozida ocorre endurecimento, sendo esse denominado de "endurecimento protéico". Ao atingir uma temperatura em torno de 64°C as proteínas miofibrilares se tornam menos tenras e vão perdendo a capacidade de reter água.

A água pode reduzir a maciez da carne e assim, ela também perde a suculência e também a textura natural. São fatores que podem interferir no sabor também.

Para matar completamente bactérias e esporos, é preciso esterilizar e para fazer isso através do calor precisamos aplicar temperaturas acima de 120cº. Este procedimento resulta em carnes com sabor de enlatado.

Por mais estranho que pareça, sim, lavar a carne é um erro. Isso acontece porque a água não é eficiente na remoção de bactérias. Pelo contrário, ela ajuda na proliferação desses causadores de doenças. As bactérias se proliferam quando entram em contato com água e proteínas (uma das principais qualidades da carne).

Escaldar é cozinhar um alimento em água fervente. Para fazer isso, tudo o que você precisa é encher uma panela com água e esperar até que ele tenha chegado ao ponto que deseja.

Olá. Se bem cozida não há problema. Porém muito cuidado com oa condimentos e temperos utilizados na preparação, assim como a fonte de gordura.

Resumindo a história, as carnes bovinas mais saudáveis são as carnes magras, assim chamadas porque têm menor quantidade de gordura. Ou seja, elas fornecem proteínas e outros nutrientes bacanas, com menos gordura saturada na porção.

Rica em vitaminas e minerais
É um alimento fonte de minerais como zinco, ferro e selênio. Também tem vitaminas B6, B12, D, E. A vitamina B12, inclusive, é encontrada apenas em alimentos de origem animal.

Por fim, é preciso saber que não é necessário higienizar a carne, seja bovina, de peixe ou de frango, com água ou qualquer outro produto. O próprio cozimento correto dos alimentos evita uma possível contaminação, pois nenhuma bactéria resiste ao calor intenso.

A forma mais eficaz de acabar com as bactérias é cozinhando os alimentos na temperatura ideal. Quase nenhuma bactéria resiste ao calor intenso causado durante o cozimento do alimento.

Mande as bactérias para longe da carne, misture suco de limão na água em que for lavar a carne e vai matar grande parte das bactérias. Se você faz sabonete tente adicionar suco de limão, assim o sabonete vai se tornar mais eficiente na remoção de bactérias.