Como amaciar a carne com cerveja?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Cerveja. Essa dica vai agradar todos que adoram uma cervejinha para acompanhar o churrasco. Marinar a carne na cerveja por algumas horas antes de prepará-la também amacia e de bônus deixa um sabor incrível. É recomendado utilizar uma lata para cada quilo de carne.

Deixe a carne marinando na cerveja preta por no mínimo uma hora.

A lager dá um sabor leve e caramelizado às carnes brancas, como frango e peru. A pale ale leva um toque de malte e lúpulo a bifes e carnes de porco. Já a cerveja brown ale ou stout dá um sabor rico e amendoado a bifes e perus inteiros.

Cerveja: o fato da bebida conter gás pode acelerar o processo de maciez da carne, sem contar com o sabor único que agrega. Se possível, escolha uma cerveja de boa qualidade para a marinada. Vinho: além da carne vermelha, o vinho se torna ótimo no preparo, também, de frango para o churrasco.

Double IPA. Se a sua preferência no churrasco for pelas carnes menos gordurosas, como o filé mignon, esse tipo de cerveja vai combinar muito bem. A double IPA tem como característica o alto amargor no sabor dela, já que costuma levar mais lúpulo que muitas cervejas.

Para isso, basta misturar uma quantidade adequada de água, vinagre e/ou suco de limão, azeite, temperos, ervas e especiarias de sua preferência. Deixe a carne descansar no sumo por no mínimo 30 minutos. Além de amaciar a carne, a marinada deixa o seu preparo ainda mais saboroso.

Para usar os amaciantes naturais em casa, basta usar as frutas que contêm a enzimas. Por exemplo, dá para fazer um amaciante batendo 1/2 mamão papaia verde com temperos. A mistura vai formar um creme espesso que você aplica em 1 kg de carne de segunda e a deixa marinando por, no máximo, 10 minutos.

Quando se trata de amaciantes a melhor opção, é sem dúvida, os naturais como o leite do mamão que possui uma enzima chamada Papaína ou o abacaxi que possui uma enzima chamada bromelina capaz de conferir maciez a carne.

Vienna Lager

Cervejas do estilo Vienna Lager são boas opções para servir com essa carne, por possuírem coloração acobreada, aroma suave que remete à casca de pão e biscoito, além de leves notas florais.

Para o chef André Batista, por outro lado, o leite é usado por alguns cozinheiros para amaciar e deixar o frango mais suculento. Já na carne, o efeito pode ser o mesmo, ou seja, deixá-la mais fofinha. “Caso o ácido láctico seja ativado em pouco tempo, ele vai deixar a carne mais macia mesmo.

Abacaxi. O abacaxi ajuda a deixar a carne mais macia porque é rico em bromelina, uma enzima que atua diretamente na quebra de proteínas e auxilia na digestão. Para preparar o amaciante caseiro, basta misturar o suco da fruta com os temperos desejados (alho, sal, pimenta, etc).

É que muito além de acompanhar e harmonizar a maioria das preparações colocadas à mesa, ela atua como agente essencial nas técnicas de marinar, flambar, amolecer a carne dos ensopados e até reduzir o molho que compõe o prato.