Como não errar o ponto da carne?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 3 votos

A primeira dica essencial para acertar o ponto da carne é essa: aguarde um tempo após a churrasqueira ser acesa. Entre 40 minutos e uma hora, de preferência no momento em que ela é brasa e não labareda. Aproxime a mão a 5cm da grelha e sinta o calor por 5 segundos. Está perfeito.

Se a carne estiver com o corte muito grosso, pode reduzir um pouco a temperatura do fogo, para que o centro também cozinhe. Dourar dois minutos de cada lado em fogo alto. Ao toque, a carne está macia e suculenta. Ao cortar, nota-se que apenas as extremidades estão douradas e o centro ainda está bem avermelhado.

Agora, a grande dica para saber como está o ponto da carne é o teste com a “almofadinha” da sua mão – aquela região logo abaixo do polegar. Junte o polegar com o dedo indicador e se a carne estiver macia como a “almofadinha”, ela está malpassada.

Macio e avermelhado por dentro e levemente dourado por fora, a temperatura de cozimento do bife varia entre 50ºC e 55ºC. Seu preparo é feito selando a carne por quatro ou cinco minutos de cada lado. A diferença para a carne selada é o tom de vermelho no interior que agora fica mais rosado e opaco.

Mal passada, ao ponto, bem passada: como acertar o ponto?

  1. Para a carne ficar mal passada, o tempo no fogo é de 5 minutos. ...
  2. Para a carne ficar ao ponto, o tempo no fogo é de 8 minutos. ...
  3. Para a carne bem passada: o tempo no fogo é de 9 minutos ou mais.

Apesar do preparo garantir a morte de todas as bactérias agressivas ao corpo humano, a carne vermelha bem passada aumenta a chance de exposição a substâncias cancerígenas.

Se você tirar na temperatura de 62º onde a carne estará mais firme, de cor rosada ao meio, então temos o famoso ao ponto”.

Pontos de cozimento das carnes

  • 1 – Selada.
  • 2 – Mal Passada.
  • 3 – Ao Ponto Para Mal.
  • 4 – Ao Ponto.
  • 5 – Ao Ponto para Bem.
  • 6 – Bem Passada.

O melhor momento de virar a peça é quando a parte que está em contato com o fogo começa a criar uma caramelização, uma crosta dourada e, em cima, na parte que não está em contato com o fogo, aparecem gotículas do líquido da carne. “Esse é o melhor momento de virar.

R: O corte fresco ou a carne moída é de cor vermelho-púrpura. O oxigênio reage com os pigmentos para formar a cor vermelha brilhante no supermercado. O interior da carne pode ser cinza ou marrom porque o oxigênio não penetrou no músculo.

Como é chamado o líquido que sai da carne? Mesmo nas bandejas de carnes vendidas no supermercado, o líquido avermelhado no recipiente é a mioglobina. Ela permite uma melhor oxigenação da carne, assim como uma conservação mais prolongada.

Descanso deixa a carne mais suculenta
O motivo pelo qual a carne deve descansar antes de ser cortada é bem simples: depois que sai do fogo e começa a esfriar, a carne reabsorve naturalmente seus líquidos, fazendo com que ela fique mais suculenta.

Carne selada (ponto bleu)
Sem sombra de dúvidas este é o ponto mais macio da carne, também conhecido como Ponto Bleu. Neste ponto, ocorre apenas uma selada no exterior de sua peça, porém o interior está quase sem alteração.

Saiba os riscos em comer carne crua
Carne crua é não é indicado para consumo, e pode oferecer riscos à saúde, como doenças transmitidas por alimentos (DTA). Essas infecções, chamadas de gastrointestinais, são causadas pela contaminação por bactérias, vírus ou protozoários.

Comer carne, peixe e ovos crus é arriscado.
Os alimentos não são estéreis, ou seja: livre de microrganismos. Eles comumente carregam algum tipo de contaminação do meio onde foram extraídos e as barreiras do estômago e do sistema imune protegem o organismo de potenciais doenças.

A carne vermelha pode ser difícil de digerir para algumas pessoas e pode contribuir para sintomas de intestino irritável, como diarréia, constipação e dor abdominal.