Quem não deve comer gengibre?

Perguntado por: oferrari . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 2 votos

Ele pode ser contraindicado para pessoas que já têm problemas de estômago, como gastrite e úlceras, e para hemofílicos, que têm problemas de coagulação. Isso porque a raiz estimula a circulação sanguínea. Alguns estudos apontam que o consumo de chá de gengibre pode ajudar a baixar a pressão arterial.

Quais as contraindicações do chá de gengibre? Pessoas com hipertireoidismo ou que usam insulina, medicamentos coagulantes, para pressão alta ou para problemas cardíacos, devem procurar um médico antes de inserir o gengibre regularmente na alimentação.

Entre seus efeitos, ele possui a capacidade analgésica, anti inflamatória, antioxidante, digestiva e termogênica, o que ajuda a combater o câncer e auxiliar na memória, por exemplo. A seguir, entenda quais são os benefícios do gengibre para a saúde.

O gengibre está contraindicado para pessoas que tomam medicamentos para baixar a pressão alta e para afinar o sangue, como Aspirina, e só deve ser utilizado em casos de pedras na vesícula de acordo com orientação médica. Além disso, durante a gravidez não se deve consumir mais do que 2 g de gengibre por dia.

Mas existe um mito que gengibre poderia aumentar a pressão.
E é mito. Não existe, nenhum estudo até o momento que diga que gengibre sobe a pressão arterial. Na verdade ele faz uma vasodilatação e tanto pequenos estudos em humanos e animais mostraram que tomar gengibre pode reduzir a pressão arterial.

Imunidade - O ferro e o fósforo presentes no gengibre auxiliam na imunidade e no bem-estar. A vitamina C do limão e do gengibre dá aquela fortalecida no sistema imunológico; Bem-estar - A vitamina B6 do gengibre também traz uma melhora na sensação de bem-estar.

Substâncias presentes no gengibre como o gingerol e o shogaol, oferecem inúmeros benefícios para a saúde, para além de auxiliarem na perda de peso. O gengibre pode ser extremamente perigoso para pessoas como hemofilia, ou seja, para quem o sangue não coagula adequadamente.

Para preparar o chá de gengibre deve-se colocar de 2 a 3 cm de raiz de gengibre numa panela com 180 ml de água e deixar ferver por 5 a 10 minutos. Outra forma de preparar o chá consiste em adicionar 1 colher (de sopa) de gengibre ralado em 180 mL de água fervente e deixar repousar por 5 minutos.

Sabendo disso, o ideal é manter o cuidado, evitando os excessos. A quantidade recomendada para uso diário do gengibre é de 3 a 4 gramas.

Isso porque o gengibre possui propriedades termogênicas, acelerando o metabolismo e estimulando a queima de gordura corporal. Além disso, o gengibre também tem ação diurética, ajudando na eliminação do excesso de líquido do corpo e diminuindo o inchaço.

Chá de gengibre, cacau e canela
O uso do gengibre, do cacau e da canela promove um efeito antioxidante e anti-inflamatório no organismo, melhorando os níveis das enzimas hepáticas e impedindo o acúmulo de gordura no fígado.