É bom mastigar gengibre para garganta?

Perguntado por: vmeireles . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

O sabor do gengibre é dado por essa propriedade. O gengibre para garganta inflamada é uma espécie de remédio justamente por ter a propriedade que fará a garganta desinflamar. A ação antibiótica também existe na raiz, o que ajuda no estado crítico de uma garganta.

Além disso, também possui ação anticoagulante, prevenindo doenças cardiovasculares e, até mesmo, alguns tipos de câncer. Pode ser consumido cru, batido com frutas (como abacaxi), em pó ou em chás (junto com a canela, por exemplo).

Chá de gengibre, limão e mel
Em uma panela, adicione 1 colher (sopa) de gengibre ralado, 2 colheres (sopa) de mel, 2 fatia de limão e aqueça por aproximadamente 2 minutos. Acrescente 500 ml de água e ferva por 5 minutos. Coe o chá e sirva.

Seu sabor forte, amargo, acalma e relaxa as coceira na garganta. Além disso, o gengibre tem propriedades antifúngicas que ajudam na prevenção de microrganismos que entram no corpo. O Gengibre também ajuda na diminuição da tosse, uma vez que auxilia no aumento de salivação e secreção de muco.

Ele pode ser contraindicado para pessoas que já têm problemas de estômago, como gastrite e úlceras, e para hemofílicos, que têm problemas de coagulação. Isso porque a raiz estimula a circulação sanguínea. Alguns estudos apontam que o consumo de chá de gengibre pode ajudar a baixar a pressão arterial.

Quais as contraindicações do chá de gengibre? Pessoas com hipertireoidismo ou que usam insulina, medicamentos coagulantes, para pressão alta ou para problemas cardíacos, devem procurar um médico antes de inserir o gengibre regularmente na alimentação.

De modo geral, alimentos secos e crocantes devem ficar de fora da sua dieta temporariamente, eles podem arranhar a garganta, ficar presos e piorar a irritação na mucosa do esôfago, causando até mesmo pequenas lesões.

A causa mais comum de dor ao engolir é um vírus como um resfriado ou gripe. Infecções sinusais também podem ser a culpa.

O gengibre é um alimento com propriedades termogênicas, ou seja: ele acelera o metabolismo, dá mais atenção e concentração. Por isso, o ideal é tomá-lo durante o dia. Evite prepará-lo pela noite.

1. Gargarejo para tirar catarro da garganta: O gargarejo com um copo de água de 100 ml morna e meia colher de chá de sal, ajuda a diluir o muco devido a ação do sal, dessa forma, facilita a eliminação do muco.

Pessoas com infecção estreptocócica recebem antibióticos, normalmente penicilina ou amoxicilina. As pessoas alérgicas à penicilina devem tomar clindamicina.

Para diminuir a dor de garganta é importante evitar consumir alimentos muito duros, gelados e ácidos, pois pode irritar ainda mais a garganta e aumentar a dor. O ideal é dar preferência aos alimentos mais pastosos, como mingau, iogurte e sopas, por exemplo.

Imunidade - O ferro e o fósforo presentes no gengibre auxiliam na imunidade e no bem-estar. A vitamina C do limão e do gengibre dá aquela fortalecida no sistema imunológico; Bem-estar - A vitamina B6 do gengibre também traz uma melhora na sensação de bem-estar.

Receita de shot de imunidade com gengibre, canela e limão

  1. suco de ½ limão;
  2. 1 colher de sopa de água;
  3. 1 colher de chá de gengibre em pó;
  4. 1 colher de chá de canela em pó.

1 a 2g

A quantidade recomendada de gengibre é de 1 a 2g por dia. São maiores os benefícios quando o gengibre é utilizado na forma fresca em vez de pó.

Modo de preparo
Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca do gengibre sob água corrente. Seque e corte o gengibre em fatias finas. Numa leiteira ou chaleira, coloque a água, as fatias de gengibre e leve ao fogo médio. Quando começar ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos.