Quem fundou Vitória?

Perguntado por: lzaganelli . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.6 / 5 7 votos

O donatário português da capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, fundou, em 1535, a atual cidade de Vila Velha, que passou a ser a capital da capitania.

1551

A cidade de Vitória foi fundada pelos colonizadores portugueses em 1551, com o nome de Vila Nova do Espírito Santo. O município de Vitória, capital do Espírito Santo, está situado na Região Sudeste do Brasil.

8 de setembro de 1551

Vitória foi fundada oficialmente no dia 8 de setembro de 1551.

Em 1551, os portugueses venceram acirrada batalha contra os índios goitacazes e passaram a chamar o local de Ilha de Vitória. A emancipação política do município ocorreu em 1823. A partir de meados do século XX, a cidade se transformou em função das mudanças econômicas ocorridas no Estado.

A primeira conta que o nome teria surgido em razão de uma luta de Vasco Fernandes e os portugueses contra os indígenas que habitavam a região. Após vencer a batalha, os europeus passaram a chamar de Vila da Vitória.

Historiadores conquistenses contam que, em meados do século 18, os primeiros habitantes de Vitória da Conquista foram povos indígenas. Até hoje, os mais conhecidos são os Ymborés, Pataxós, e Mongoyós, povos que deixaram marcas e tradições aos seus descendentes.

O território onde hoje está localizado o município de Vitória da Conquista foi habitado pelos povos indígenas Mongoyó, Ymboré e Pataxó. Os aldeamentos se espalhavam por uma extensa faixa, conhecida como Sertão da Ressaca*, que vai das margens do Rio Pardo até o Rio das Contas.

Vitória representa a principal economia do Espírito Santo. A cidade possui um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 26,38 bilhões, figurando como a 34ª mais rica do Brasil. Esse valor equivale a aproximadamente 20% da economia estadual, além de ser semelhante àqueles das cidades que formam a Grande Vitória.

São Vicente

Saiba mais da cidade mais antiga do Brasil: São Vicente, em São Paulo. O nome da cidade mais antiga do Brasil foi dado pelo navegador português Gaspar Lemos, em 1502. À época, ele passou pelas terras homenageando o santo católico São Vicente Mártir e batizando o local com esse nome.

Vila Velha

A história do Espírito Santo começou em Vila Velha, a cidade mais antiga do Estado, que se destaca pelas belezas dos seus 32 km de praia. Fundada em 1535, por Vasco Fernandes Coutinho, quando ainda era uma capitania, hoje o município tem nas atividades portuárias sua principal base econômica.

472 anos

Aniversário de Vitória: capital do Espírito Santo completa 472 anos. A cidade de Vitória completa 472 anos neste dia 8 de setembro. São mais de quatro séculos de história com muitos momentos importantes para a construção do Brasil.

A capital do Espírito Santo completa 469 anos nesta terça-feira (8). Vitória é um arquipélago com 33 ilhas e cada morador ou turista têm seu local preferido na cidade.

Na mitologia romana, Vitória é a deusa que personifica a vitória e foi muito venerada na Roma Antiga, principalmente entre os generais. Vitória também foi o nome de algumas santas. Tornou-se popular nos países de língua inglesa somente a partir do século XIX através da rainha Victoria, do Reino Unido.

Vitória é um arquipélago composto por 33 ilhas e uma porção continental.