Por que nome Santa Catarina?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Há divergências quanto ao responsável pela denominação de Santa Catarina: alguns autores atribuem a Sebastião Caboto, em homenagem à sua esposa, Catarina Medrano; outros defendem que tenha sido em homenagem a Santa Catarina de Alexandria, festejada pela igreja católica em 25 de novembro.

O início da história de Santa Catarina
Foi em 1526, que Santa Catarina foi descoberta pelos europeus, quando Sebastião Caboto avistou a chamada Ilha dos Patos. Essa Ilha dos Patos ganhou o nome então de Santa Catarina, e atualmente essa ilha é conhecida como Ilha da Magia, a cidade de Florianópolis.

Catarina de Alexandria, também conhecida como "A Grande Mártir Santa Catarina" foi uma cristã, nascida pagã no ano de 300 d.C. na cidade egípcia de Alexandria, filha do rei local, Costes.

Sua colonização foi largamente efetuada por imigrantes europeus; os açorianos portugueses colonizaram o litoral, no século XVIII; os alemães colonizaram o Vale do Itajaí e o norte catarinense, em meados do século XIX; e, ao final do mesmo século, os italianos colonizaram o sul do estado.

Por volta de 1675, o bandeirante paulista Francisco Dias Velho, com sua família e agregados, iniciou a povoação da ilha com a fundação do povoado Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis). Desterro pertencia à vila de Laguna e desempenhava importante papel político na região.

A resposta é que Catarina não aparece na Bíblia, todavia, se considerarmos o significado do nome de pureza, castidade e associarmos a história da santa, teremos um significado cristão de fé, devoção, pureza de coração e temor a Deus.

Sendo a roda dentada um ícone emblemático da Santa, também os mecânicos se puseram sob o seu patronato. Como Santa Catarina triunfou junto dos sábios de Maximino pela sua eloquência, também os teólogos, filósofos e oradores intercedem pela sua boa influência para os seus estudos, escritos ou discursos.

Significa pura, casta e revela uma pessoa rigorosa consigo mesma e com as outras. Tende a bancar a moralista e a dominadora, mas seu pioneirismo e sua criatividade compensam este autoritarismo e lhe dão condições de alcançar seus ideais e financeiros.

Etimologicamente, o termo Catarina vem do grego ekaterina (εκατερινα), "puro, imaculado".

Os moradores de Santa Catarina são chamados de catarinenses ou “barrigas verdes”. O litoral catarinense recebeu grandes levas de imigrantes açorianos; o Vale do Itajaí, de alemães; e o oeste, de italianos. Existe diferenças de sotaques entre os habitantes do Vale do Itajaí e os do litoral.

Em 1748, começaram a chegar a Santa Catarina os primeiros imigrantes na verdadeira acepção do termo: os açorianos.

A população indígena no Estado de Santa Catarina é composta por três povos distintos: Kaingang, Xokleng e Guarani.

Atenciosos. Em geral, as pessoas do sul do Brasil têm essa característica. São genuinamente curiosas com desconhecidos e, por isso, são também muito abertas ao diálogo. Se precisar de alguma informação em Santa Catarina, o catarinense vai explicar com mais propriedade que o Google.

São Vicente

Saiba mais da cidade mais antiga do Brasil: São Vicente, em São Paulo. O nome da cidade mais antiga do Brasil foi dado pelo navegador português Gaspar Lemos, em 1502. À época, ele passou pelas terras homenageando o santo católico São Vicente Mártir e batizando o local com esse nome.

Assim, em 1894, o nome de Desterro foi mudado para Florianópolis, que significa "cidade de Floriano", em homenagem a ele. A cidade continuou a crescer. Em 1926, construíram a Ponte Hercílio Luz, que se tornou um símbolo da cidade. Hoje, Floripa - como muitos a chamam carinhosamente - é uma cidade bem grande.