Por que Brasília é uma cidade importante para o Brasil?

Perguntado por: lmoreira9 . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Possui grande importância política, pois abriga a sede do Governo Federal. Ouça o texto abaixo! Brasília está situada no Planalto Central e surgiu após anos de questionamentos históricos e geográficos sobre a transferência de poder político do litoral para o interior do país, em algum ponto central.

Possuindo a maior área tombada do mundo –112,25 km² –, Brasília é referência mundial obrigatória do turismo de arquitetura e urbanismo. Para que a nossa cidade fosse declarada Patrimônio Mundial, a Unesco exigiu a criação de uma lei específica em âmbito nacional a fim de proteger o seu patrimônio histórico.

A cidade está localizada a 15°47' de latitude sul e a 47°56′ de longitude oeste e ocupa uma área de 5.779 km². A cidade fica a cerca de 1.000 metros do nível do mar e tem relevo predominantemente plano. O ponto mais alto é o Pico do Roncador, com 1.341 metros, localizado na Serra do Sobradinho.

O Plano Piloto idealizado cumpre sua função social de abrigo do núcleo político do País. Contudo, a Brasília, idealizada ao longo de séculos e concretizada durante o governo Kubitschek, tem papel protagonista de reestabelecer o eixo do próprio País.

"Na época em que Brasília foi criada, ela tinha o objetivo de se tornar um marco simbólico, o espaço representativo do governo brasileiro. Além disso, pretendia-se uma cidade sem cruzamentos, com trânsito fluido e edifícios espaçados e bem ventilados.

Marco da arquitetura e urbanismo modernos, Brasília é detentora da maior área tombada do mundo – 112,25 km² – e foi inscrita pela UNESCO na lista de bens do Patrimônio Mundial em 7 de dezembro de 1987, sendo o único bem contemporâneo a merecer essa distinção.

A região se consolidou como um importante centro político do Brasil, além de proporcionar a ocupação do território por meio da migração de populações de outras regiões do país. O Distrito Federal é a menor dentre as 27 unidades federativas do Brasil, sendo constituído por 33 regiões administrativas.

Brasília é a capital federal do Brasil e a sede do governo do Distrito Federal. Está localizada na região Centro-Oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central.

A capital federal do Brasil, pode ser chamada de diversas formas como: Brasília, capital, DF e também pela sigla BSB.

A cidade, comumente referida como "Capital Federal" ou "BSB", é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO, desde 7 de dezembro de 1987, devido ao seu conjunto arquitetônico e urbanístico e possui a maior área tombada do mundo, com 112,5 quilômetros quadrados.

O Distrito Federal tem uma estrutura política diferente das demais unidades federativas do país. Há um governador e uma Câmara Legislativa com 24 deputados distritais, mas não há prefeito. O território é dividido em 31 regiões administrativas.

Quanto a sua composição, a economia do DF é dominada pelo setor de Serviços que representa 94,3% do Produto Interno Bruto. A indústria possui peso de 5,4%, e o setor Agropecuário no Distrito Federal exerce pequeno impacto no desempenho global da região, pois responde por 0,3% da estrutura produtiva.