Qual é a capital brasileira da cerveja?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Blumenau: a capital brasileira da cerveja - YouTube.

Blumenau, no Vale do Itajaí, é oficialmente a Capital Nacional da Cerveja.

Em 2022, a data faz 15 anos. E o Brasil tem oficialmente uma Capital Brasileira Cerveja: Blumenau (SC) tem a bebida no seu passado, presente e futuro e teve essa relação reconhecida pelo Projeto de Lei 29/2016 que concedeu oficialmente, em 2017, o título ao município.

4 de agosto

O Dia Internacional da Cerveja é comemorado na primeira sexta-feira de agosto. Neste ano, a celebração é em 4 de agosto.

Blumenau

Blumenau, Santa Catarina
Outra cidade dessa localidade do Sul é Blumenau, distante 153 quilômetros de Florianópolis, sede da Oktoberfest e conhecida como capital brasileira da cerveja.

Blumenau, no Vale do Itajaí, é oficialmente a Capital Nacional da Cerveja. Em 9 de março de 2017, foi assinada a lei número 13.418/2017, que conferiu o título à cidade. Blumenau foi colonizada majoritariamente por imigrantes alemães que instalaram na região diversas fábricas de cerveja.

Recentemente, a cervejaria colocou em operação sua maior fábrica no Brasil, em Uberaba, Minas Gerais, o que deve permitir à Petrópolis aumentar a sua capacidade para 4,7 bilhões, contra a capacidade instalada de 3,6 bilhões de litros em 2020.

O valor está acima do preço de fechamento do último pregão, de R$ 14,68. As novas ações emitidas têm condições e direitos iguais às demais. Dessa forma, o capital social total da Ambev passa a ser de R$ 58.130.517.165,22.

Oktoberfest

A maior festa cervejeira do mundo é conhecida como Oktoberfest, realizada anualmente em Munique, na Alemanha. A Oktoberfest é um evento de renome internacional que atrai milhões de visitantes de todo o mundo.

Os primeiros registros de fabricação de cerveja têm aproximadamente 6 mil anos e remetem aos Sumérios, povo mesopotâmico. A primeira cerveja produzida foi, provavelmente, um acidente. Documentos históricos mostram que em 2100 a.C., os sumérios alegravam-se com uma bebida fermentada, obtida de cereais.

A produção da bebida era tida como uma atividade da cozinha e elas produziam para o consumo familiar. Com o gradual crescimento do consumo, a cerveja se tornou popular. Em 1836, foi publicado no “Jornal do Commercio do Rio de Janeiro” o primeiro anúncio publicitário brasileiro da bebida.

estado de São Paulo

O estado de São Paulo tem o maior número de cervejarias registradas (387), seguido pelo Rio Grande do Sul (310) e Minas Gerais (222). Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás apenas da China e Estados Unidos.