Como se chamam os habitantes de Florianópolis?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Densidade demográfica: 623,68 habitantes/quilômetro quadrado. Gentílico: florianopolitano. Clima: subtropical.

Manezinho é o gentílico popularmente utilizado para designar os nativos de Florianópolis, capital de Santa Catarina, Brasil.

As pessoas que vivem na Ilha da Magia, como é conhecida a cidade, são muito alegres e receptivas. Muitos dizem, inclusive, que isso vem do fato de os moradores da região ter mais contato com a natureza, o que traz boas energias.

Manezinho é o termo popularmente utilizado para designar os nativos de Florianópolis, capital de Santa Catarina. A figura do nativo ilhota foi caracterizada por causa da fala rápida e cantante dos moradores.

manezês

O dialeto florianopolitano, popularmente conhecido como manezês, é a forma da língua portuguesa usada pelo nativo de Florianópolis, capital de Santa Catarina, e de sua região metropolitana, no Brasil.

Art. 1º Fica institucionalizado como adjetivo pátrio para as pessoas nascidas no Município de Balneário Camboriú, a denominação "balneocamboriuense".

Atenciosos. Em geral, as pessoas do sul do Brasil têm essa característica. São genuinamente curiosas com desconhecidos e, por isso, são também muito abertas ao diálogo. Se precisar de alguma informação em Santa Catarina, o catarinense vai explicar com mais propriedade que o Google.

O custo de vida em Florianópolis é considerado de médio a alto. Isso se dá por conta da economia, clima e qualidade nos serviços prestados na região. Além disso, as condições regionais contam muito no aumento dos valores. Afinal, morar em uma cidade sem acesso à praia pode ser mais barato do que morar em uma ilha.

As pessoas nascidas em Santa Catarina são apelidadas de “barriga-verde” porque, no século XVIII, os soldados do Regimento de Infantaria de Linha da Ilha usavam uma faixa verde sobre a barriga – acessório do uniforme.

Na Serra e no Oeste, o sotaque vai ficando diferente
Os sotaques gaúcho, paranaense e paulista foram se misturando, resultando num falar diferenciado, cheio de expressões idiomáticas engraçadas, com frases comparativas e espontâneas, pronunciadas com forte ênfase e vontade.

A região da Grande Florianópolis abrange as estâncias de águas termais de Santo Amaro da Imperatriz, as paisagens rurais de Rancho Queimado, Anitápolis, São Bonifácio e São Pedro de Alcântara, além das belíssimas praias de Governador Celso Ramos e Palhoça, onde fica a badalada Guarda do Embaú.

Florianópolis não é conhecida como Ilha da Magia por acaso. As praias da cidade são lindas e atraem muitos turistas durante o verão. Além disso, suas ondas têm fama internacional, sendo um verdadeiro paraíso para os surfistas.