Porque a Argentina tem esse nome?

Perguntado por: lassuncao . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4 / 5 9 votos

O nome da Argentina é uma referência à prata. O termo latim argentum remete à prata, considerada um símbolo do país, além de ser o nome do principal rio nacional.

O nome do país significa prata e vem da palavra "argentum", em latim, e "argénteo", em em espanhol. "No ano de 1554 aparece pela primeira vez em uma peça de cartografia a denominação de Terra Argentea", escreveu o Ministério da Defesa da Argentina em sua página na web.

Derivado do latim argentum, que significa prata. Os primeiros exploradores e comerciantes espanhóis e portugueses usaram a região do Rio de la Plata (Rio da Prata) para transportar prata e outros tesouros provenientes do Peru.

A partir de 1860 e de acordo com o estabelecido pelo artigo número 35 da Constituição Nacional, poderiam ser utilizados a gosto os devidos nomes: República Argentina, Confederação Argentina ou Províncias Unidas do Rio da Prata, sendo o primeiro o mais usado.

A palavra uruguai deve derivar da palavra guarani urugua que significa rio dos caranguejos. Outra possível explicação divide a palavra uruguai em três palavras do guarani: uru, um tipo de pássaro que vive próximo ao rio, gua, que procede de e y, água.

La Pulga, Tartaruga, Pequeno Príncipe...

O nome Brasília remete a Brasil, em latim, e foi uma sugestão apresentada pelo estadista e diplomata José Bonifácio de Andrade e Silva, em 1823. Ele foi um dos primeiros a destacar a importância de transferir a capital para o interior do País.

Um nome que chama a atenção é "Vermelho como uma brasa". Para quem não sabe, é o nome do Brasil. Ele se refere à cor vermelha de uma madeira usada para tingir tecidos que os portugueses encontraram no país - o pau-brasil.

Os dez seguintes na listagem nacional argentina são: García, Sosa, Benítez, Ramírez, Ruiz, Torres, Flores, Alvarez, Acosta e Rojas.

Jose, Carlos, Maria e Ana constam como alguns dos mais populares do país. Apesar da grafia ser a mesma, alguns destes nomes são pronunciados de uma forma muito diferente. Confira uma seleção com os nomes masculinos e femininos mais populares na Argentina e o significado de cada um deles.

Ouça o texto abaixo! A região que hoje corresponde à Argentina era habitada por querandis, quíchuas, charruas e guaranis até a chegada dos conquistadores espanhóis em 1516, liderados por Juan Díaz de Solís. Sua independência só foi conquistada em 1816, após a revolução que derrubou o vice-rei espanhol em 1810.

Em um dia como hoje, há 205 anos, um grupo de 29 deputados argentinos assinou a declaração de Independência, na província nortenha de San Miguel de Tucumán. Desde então, a Argentina é uma nação livre e exerce sua soberania sobre o território e o espaço marítimo compreendido na margem continental.

Período colonial
Os europeus chegaram pela primeira vez à região com a viagem de 1502 de Américo Vespúcio. Os navegadores espanhóis Juan Díaz de Solís e Sebastian Cabot visitaram o território que hoje é a Argentina em 1516 e 1526, respectivamente.

Chile. Quanto ao Chile, são muitas as teorias sobre a origem de seu nome. Alguns historiadores afirmam que o nome vem da palavra chilli do idioma nativo quechua ou aimará, que significa fim, pois era o fim do império para os Incas, que dominavam a região.

O nome Paraguai, do tupi-guarani paraguá-i faz referência ao rio da região, cujo nome oficial é República do Paraguai, é um país localizado na América do Sul. Junto com a Bolívia é um dos dois países do continente que não tem saída para o mar. Faz fronteira com a Argentina, Bolívia e Brasil.

O exato significado da palavra permanece desconhecido, podendo derivar do rio do mesmo nome. Um dos mais comuns significados atribuídos é que signifique água dos Payagua, Payagua sendo uma das tribos nativas. Um outro significado é que derive das palavras nativas paragua e i que significam rio coroado.