Qual é o tipo de clima da Argentina?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.1 / 5 20 votos

De modo geral, o clima é predominantemente temperado, porém, no extremo norte da Argentina é tropical, na região de Salta, e o extremo sul é subpolar, na região de Ushuaia.

O clima da Argentina varia de polar, no extremo sul do país, ao subtropical, no norte do país, com importantes porções de clima temperado. A vegetação segue a mesma lógica da distribuição climática, com coberturas vegetacionais de pampas, florestas temperadas e tundras.

A vegetação é composta por florestas subtropicais, áreas de savanas e os famosos pampas, que são áreas de planície formadas por vegetação de gramíneas. Além dessas coberturas vegetais, o tipo desértico também é encontrado na porção sul do país.

Buenos Aires possui um clima temperado oceânico, por isso tem verões cálidos e invernos frios e secos, mas sem temperaturas extremas.

Seu clima é temperado, com bastante variação térmica durante o ano: em um único dia, a temperatura pode variar até 30 graus. As chuvas são mais comuns no verão, embora chova mais nas regiões montanhosas da cordilheira andina. O inverno é bastante seco e frio, principalmente nas regiões mais altas.

Finalmente, o inverno (21 de Junho a 20 de Setembro) é para quem realmente gosta de frio, já que a média é de 11ºC, mas raramente desce abaixo de 0ºC. Durante o dia o clima é frio moderado, mas à noite a temperatura baixa consideravelmente.

Clima tropical - Regime ocupa grande parte do Brasil.

Na América do Sul, os campos e pampas se estendem por uma área de aproximadamente 750 mil km2, compartilhada por Brasil, Uruguai e Argentina. No Brasil, o bioma Pampa está restrito ao Rio Grande do Sul, onde ocupa 178.243 km2 – o que corresponde a 63% do território estadual e a 2,07% do território nacional.

O Pampa é um bioma partilhado. Ele se estende pelo Brasil, pela Argentina e pelo Uruguai, ocupando, assim, uma área total de 700 mil quilômetros quadrados.

Uma das paisagens da Argentina mais incríveis são os desertos. Além dos tradicionais desertos áridos do Norte Argentino, encontramos também o gelado deserto da Patagônia, considerado o maior das Américas, e até mesmo um deserto de sal (que falaremos mais adiante).

Seus principais tipos são: equatorial, tropical, temperado, frio, polar, mediterrâneo e desértico. No Brasil, predominam as varições do tropical — como tropical de altitude, semiárido e subtropical —, além do equatorial.

São as características que definem um ambiente, como temperatura das estações do ano, quantidade de chuvas, ventos, espécies de vegetação e de animais. Existem dez tipos de clima no mundo: temperado, equatorial, tropical, subtropical, mediterrâneo, frio, frio de montanha, polar, semiárido e desértico.

Os dez principais tipos de clima são: equatorial, tropical, subtropical, desértico, temperado, mediterrâneo, semi-árido, frio (ou subpolar), frio da montanha e polar.

25ºC

Verão. O clima predominante na Argentina durante o verão é de altas temperaturas, sendo que os termômetros podem chegar a 25ºC. A estação acontece no mesmo período que no Brasil, entre dezembro e fevereiro e, assim como no Brasil, essa é a época mais chuvosa.