Quem nasce na Argentina feminino?

Perguntado por: avarela . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.3 / 5 19 votos

argentina - nome feminino

singularargentina
pluralargentinas

Argentinos são os cidadãos da Argentina ou os seus descendentes no exterior. A nação argentina é uma sociedade multiétnica, ou seja, é a nação de pessoas de diferentes origens étnicas. Como resultado, o povo argentino não considera a sua nacionalidade como uma etnia, mas como cidadania, composta por várias etnias.

A Constituição Federal define quem possui nacionalidade brasileira, sendo aquele: que nasce em território brasileiro (desde que os pais, se estrangeiros, não estejam a serviço do seu país); ou que nasce no estrangeiro de pai ou mãe brasileira (desde que algum deles esteja a serviço do Brasil); ou que nasce no ...

Atualmente, a composição étnica da população argentina é a seguinte: europeus meridionais 85%, eurameríndios 7%, ameríndios 0,4%, outros 7,6%. Outra consequência da colonização é o idioma, o espanhol, entretanto, ele foi renomeado para castelhano pelos argentinos.

Portanto, que nasce na Argentina é argentino(a).
Quem nasce na Ciudad Autónoma de Buenos Aires, por exemplo, é chamado de portenho (“a pessoa do porto”). Quem nasce fora da capital, mas ainda dentro da região metropolitana e na Província de Buenos Aires é bonaerense.

O povo argentino é muito receptivo à “invasão de brasileiros”, sempre muito alegres, se esforçam para falar em português e não podem deixar de falar das praias brasileiras. Nas principais Universidades o carinho receptivo também é grande com os estudantes brasileiros que vivem em Buenos Aires.

A Argentina é um dos países que falam espanhol na América Latina. Por lá, a língua recebeu influências da imigração italiana no início do século passado, gerando uma mudança na pronúncia e na cadência da fala.

Portanto, quem nasce fora do território brasileiro, sendo filho de um pai brasileiro OU de uma mãe brasileira (basta que um deles seja brasileiro), é brasileiro nato, desde que um de seus pais esteja a serviço do Brasil.

O vocábulo brasileiro hoje designa aquele que nasce no Brasil.

Isso porque, na língua portuguesa, o sufixo -EIRO é muito usado para indicar profissão ou atividade: jornaleiro, sapateiro, cabeleireiro, ferreiro, etc. Assim, “brasileiro” era a denominação dos que trabalhavam, nos primeiros dias do Descobrimento, na extração do pau-brasil – tivessem nascido ou não no país.