Quem foi o braço direito de Pablo Escobar?

Perguntado por: jmorgado . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Morreu na Colômbia o narcotraficante "Popeye", braço direito e principal matador de Pablo Escobar.

Jhon Jairo Velásquez, conhecido como Popeye, o mais famoso pistoleiro de Pablo Escobar, que sobreviveu a sete tentativas de assassinato e a diversos atentados na prisão, morreu de câncer no esôfago ontem.

Escobar ficou conhecido pela frase “Plata o Plomo”, que significa “dinheiro ou chumbo”, uma forma de coagir autoridades a aceitar subornos ou enfrentar a violência.

Gilberto Rodríguez Orejuela foi extraditado para os Estados Unidos em 3 de dezembro de 2004. Seu irmão Miguel também foi extraditado para os EUA em Março de 2005.

Morreu Rodríguez Orejuela, o narcotraficante arqui-inimigo de Pablo Escobar.

Escobar foi atingido por dois tiros na perna, no dorso e por um tiro fatal através da orelha.

Foi na década de 1970 que Pablo ganhou sua primeira grande quantia de dinheiro no crime. Ele sequestrou um político colombiano e recebeu 100 mil dólares pela libertação. Ainda na década de 1970, Escobar encontrou na cocaína uma forma de ganhar dinheiro.

Estima-se que sua fortuna, na época de sua morte, era de US$ 30 bilhões, o equivalente a quase o dobro hoje em dia. A grande maioria de seus bens e propriedades foi confiscada pelo governo e vendida.

Em 1991, Escobar se entregou às autoridades colombianas — sob a condição de cumprir pena no país, em vez de ser extraditado para os Estados Unidos. A negociação previa também que ele construísse sua própria prisão, que ficou conhecida como La Catedral.

O que para alguns conquistar uma fortuna é coisa de uma vida inteira, Pablo fazia num dia. Estima-se que o “Rei da Cocaína” tenha ganhado US$ 60 milhões de dólares por dia.

Pablo Escobar, sem dúvida, é o criminoso que detém o título de narcotraficante mais rico de todos os tempos. Sua fortuna chegou a ser trinta vezes maior do que a de Guzmán, conhecido como 'El Chapo'.

Cartéis de drogas
Principais cartéis colombianos: Cartel de Medellín. Cartel de Cali. Cartel del Norte del Valle.