Quem faz parte da agricultura familiar?

Perguntado por: obarros8 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

São considerados agricultores familiares os pequenos produtores rurais, assentados da reforma agrária, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores.

Para ser caracterizada como agricultura familiar, a produção deve utilizar mão de obra de sua própria família nas atividades econômicas e a propriedade não pode ser maior que quatro módulos fiscais. A direção do empreendimento agropecuário deve ser realizada por membros da família.

A agricultura é uma prática econômica que envolve o cultivo de espécies vegetais para a obtenção de alimentos e matérias-primas. Essa atividade econômica faz parte do setor primário da economia, que compreende as atividades pecuárias e extrativistas, além da própria agricultura.

A agricultura familiar responde por pelo menos metade da produção de inúmeros gêneros agrícolas no Brasil. Dentre eles podemos destacar: café, banana, mandioca, feijão, abacaxi e leite. É significativa também a produção de arroz e milho, além da criação de animais, principalmente aves e suínos.

A agricultura familiar é a principal responsável pelo abastecimento do mercado interno brasileiro, com uma grande diversidade de gêneros alimentícios. São características desse modelo a pequena propriedade de terra, a utilização de mão de obra familiar e a produção destinada ao mercado interno.

Conforme a lei, é considerado agricultor familiar e empreendedor familiar rural aquele que pratica atividades no meio rural, possui área de até quatro módulos fiscais, mão de obra da própria família, percentual mínimo de renda familiar originada de atividades econômicas do seu estabelecimento e gerenciamento do ...

Quais são os principais tipos de agricultura?

  • Agricultura tradicional.
  • Agricultura moderna.
  • Agricultura familiar.
  • Agricultura patronal.
  • Agricultura orgânica.

Esse setor da economia desenvolve atividades que inclui a própria produção agrícola - cultivo de café, algodão, pecuária -, a procura por adubos e fertilizantes, o desenvolvimento de maquinários agrícolas, a industrialização de produtos do campo - como óleos, cigarros, café solúvel - e o avanço de tecnologias para ...

É considerado produtor rural toda pessoa física ou jurídica que realiza atividades agropecuárias, silviculturas, pesqueiras ou que realiza a extração sustentável com fins econômicos e de subsistência em área urbana ou rural, bem como a extração de produtos primários, vegetais ou animais, em caráter permanente ou ...

6 vantagens da agricultura familiar

  • Fomenta políticas públicas. Embora sejam pequenos agricultores, eles contribuem significativamente com o desenvolvimento econômico do país. ...
  • Gera empregos e renda. ...
  • Preserva a tradição cultural. ...
  • Segue práticas sustentáveis. ...
  • Garante alimentos diversificados. ...
  • Produz alimentos de qualidade.

pescadores, silvicultores, extrativistas e aquicultores; quilombolas, indígenas e assentados da reforma agrária.

A agricultura familiar é uma forma de produção onde predomina a interação entre gestão e trabalho; são os agricultores familiares que dirigem o processo produtivo, dando ênfase na diversificação e utilizando o trabalho familiar, eventualmente complementado pelo trabalho assalariado.

A agricultura familiar concentra-se nas Regiões Sul, Nordeste e Sudeste do Brasil, onde a área relativa ocupada por esta- belecimentos familiares é maior (23,12%, 18.036% e 12,92%, respectivamente).

Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais.

A propriedade familiar é delimitada pelo uso de uma unidade de medida chamada “módulo rural”, enquanto que a pequena propriedade rural é delimitada com base na unidade de medida “módulo fiscal”. A utilização de unidades de medidas diferentes sempre foi um obstáculo para casarmos os conceitos.

Trata-se de um mecanismo para identificar a origem dos produtos, desde seu plantio até o consumidor final, para identificar por quais transformações esse alimento passou ou não. Uma das características mais marcantes da agricultura familiar é o manejo orgânico dos alimentos, com uso reduzido de defensivos agrícolas.