Quem criou a agricultura familiar no Brasil?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf foi criado em 1995 pelo governo federal com os objetivos de promover o desenvolvimento rural e a segurança alimentar.

Descrição. O Pronaf foi criado em 1996, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, através do Decreto 1.946, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da "agricultura familiar". O Pronaf é mais conhecido pelo crédito aos agricultores familiares mas vai além disso.

A terminologia agricultura familiar se consolidou no Brasil na década de 1990, abarca diversas identidades e caracteriza-se como um segmento onde existe interligação entre unidade familiar e unidade de produção, onde a principal fonte de renda provém da agricultura.

Ele tem o intuito de melhorar a qualidade de vida das agricultoras e agricultores familiares, aumentar a produtividade no campo e aquecer a indústria nacional. Ainda conforme o plano, os juros na linha do Pronaf para máquinas e implementos agrícolas também foram reduzidos, de 6% para 5% ao ano.

A Agricultura já existia no Brasil antes de os portugueses chegarem aqui, começou so século XVI. Mas ela só foi exeercida de maneira mais intensa depois disso, na região nordeste do Brasil, através da criação das “capitanias Hereditárias” e do início do cultivo da cana-de-açúcar.

Para financiar a agricultura e a pecuária empresarial no país, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, lançaram nesta terça-feira (27.06) o Plano Safra 2023/2024.

Luiz Inácio Lula da Silva

O programa, batizado de Mais Alimentos, foi lançado hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No Brasil, o marco inicial da atividade foi no século XVI com o cultivo da cana-de-açúcar no Nordeste e a criação das Capitanias Hereditárias. A monocultura era a base da época e outras culturas eram cultivadas apenas para a subsistência.

Em suma, a agricultura brasileira, com objetivos comerciais, teve início na região nordeste, no século XVI, com a criação das chamadas “Capitanias Hereditárias” e o início do cultivo da cana. Nesse período, a atividade era baseada na monocultura, mão de obra escrava e grandes latifúndios.

A agricultura familiar é um tipo de agricultura desenvolvida em pequenas propriedades rurais. Recebe esse nome, pois é realizada por grupos de famílias (pequenos agricultores e alguns empregados). A colheita dos produtos serve de alimentos para eles e ainda, para o consumo de parte da população.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, lançam nesta quarta-feira (28), em Brasília (DF), o Plano Safra da Agricultura Familiar. Serão destinados R$ 71,6 bilhões ao crédito rural, o Pronaf, para a safra 2023/2024.

governo federal

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf foi criado em 1995 pelo governo federal com os objetivos de promover o desenvolvimento rural e a segurança alimentar.

Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta quinta-feira (3) o Plano Safra Mais Alimentos, que prevê investimentos de até R$ 13 bilhões na agricultura familiar.

A agricultura foi inventada várias vezes ao longo da história humana e em diferentes partes do mundo. Mas surgiu pela primeira vez – ou é o que os registros arqueológicos sustentam – em uma região apelidada de Crescente Fértil, uma área banhada por rios no Oriente Médio.

Todos os indícios sugerem que a agricultura surgiu independentemente em várias regiões do planeta. No tocante ao cultivo das principais espécies, acredita-se que tenha despontado em três grandes áreas: a China, o Sudeste Asiático e a América tropical.