Qual a diferença entre húmus e matéria orgânica?

Perguntado por: usalgado . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 10 votos

A diferença fundamental entre húmus e restos orgânicos é que húmus já constitui um produto intermediário de decomposição, enquanto nos restos vegetais estes ainda devem ser produzidos. Quando, graças à ação de bactérias, diminui a quantidade de matéria orgânica ainda não decomposta, o efeito sobre o solo é benéfico.

Assim, o húmus é considerado o mais completo adubo, apresentando as seguintes características físico-químicas: não possui cheiro (inodoro), uma substância asséptica, rico em micronutrientes (ferro, boro, cobre, zinco, molibidênio, cloro) e macronutrientes (potássio, nitrogênio, fósforo), além de possuir textura macia ...

A matéria orgânica (MO) é formada de organismos, resíduos vegetais e resíduos animais em decomposição. Ela é capaz de alterar as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, dessa forma, podendo interferir no crescimento e desenvolvimento das plantas.

O húmus é uma substância constituída por matéria orgânica em decomposição, produzida principalmente pelas minhocas – os embuás, por exemplo, também produzem húmus – em seu processo de digestão.

Ele fornece nutrientes para as plantas, regula as populações de micro-organismos e torna os solos férteis. O húmus também é fonte de carbono, nitrogênio, fósforo, cálcio, ferro, manganês, entre outras substâncias essenciais para o crescimento saudável dos vegetais.

APLICAÇÃO HÚMUS DE MINHOCA
Quando aduba-se o solo com húmus, a terra fica mais porosa e mantém-se a água à disposição das plantas por mais tempo. O húmus é rico em matéria orgânica. O húmus pode ser usado em culturas como hortaliças, frutas, pastagens, cereais, plantas ornamentais.

vegetal vai ter uma boa estrutura e o ursinho oca vai ter uma boa estrutura também só que além disso vai ter bastante nutrientes Então essa é a principal diferença. tem a vegetal só estrutura e uma de minhoca. estrutura e nutriente foto original que é mais caro.

Origem. A matéria orgânica pode ter origem natural ou artificial.

Fazem parte do lixo orgânico todos os resíduos que têm origem animal ou vegetal: restos de alimento, folhas, sementes, restos de carne, ossos, entre outros, que sofrem um processo de decomposição natural, sumindo da natureza em pouco tempo.

É através da fotossíntese que as plantas produzem matéria orgânica, usando a luz do sol para juntar o gás carbônico que retiram do ar com os minerais e a água que retiram do sol. A matéria orgânica constitui o alimento para as próprias plantas e para os animais – são as vitaminas, proteínas, óleos, carboidratos, etc.

É a camada de matéria orgânica produzida a partir da decomposição da matéria vegetal e animal através de processos biológicos. É rica em nutrientes, e sua presença melhora as características do solo.

Introdução: Humificação da matéria orgânica do solo (MOS) é a transformação decompostos orgânicos identificáveis, por exemplo amido e celulose, em compostos húmicos amorfos.