Como as minhocas produzem húmus?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 13 votos

As minhocas ao se locomoverem por entre as camadas do solo, cavam galerias fazendo passar por seu tubo digestivo grande quantidade de terra e restos vegetais, formando desta maneira o "húmus".

Utilizado comumente para a base de um superssolo, o húmus, que resulta do processo de digestão da minhoca, é um excelente adubo para a atividade agrícola. Feito a partir da reciclagem de folhas, esterco e sobras de alimentos, além de ter um manejo simples, diminui o volume de lixo gerado nas propriedades.

O húmus se forma como resultado da complexa interação, entre elementos orgânicos, inorgânicos e criaturas da biologia do solo, como micróbios, nematóides e minhocas. Ou seja, a formação de húmus é um processo biológico onde os organismos que habitam o solo transformam a matéria orgânica nele disponível.

No Brasil, são conhecidas entre 240 e 260 espécies, sendo as mais utilizadas para a produção de húmus as minhocas Vermelha-da-Califórnia e a Gigante-Africana. Ambas estão sendo usadas no minhocário da Embrapa.

O húmus é uma substância constituída por matéria orgânica em decomposição, produzida principalmente pelas minhocas – os embuás, por exemplo, também produzem húmus – em seu processo de digestão.

Quando se utiliza adubo orgânico ou húmus de minhoca, é comum encontrar algumas minhocas fora do vaso.

TURFA LÍQUIDA SUBSTITUI ESTERCO DE AVIÁRIO E HUMUS. TURFA LÍQUIDA® SUBSTITUI 100% HÚMUS DE MINHOCA, NÃO DEIXA RESÍDUO NO SOLO, APLICAÇÃO ANUAL. É UM PRODUTO NATURAL COM ELEVADO PERCENTUAL DE MATÉRIA ORGÂNICA (90%) DE ALTA QUALIDADE QUE, INCORPORADO AO SOLO, AUMENTA A ATIVIDADE MICROBIANA.

O húmus de minhoca é um adubo orgânico formado a partir da transformação biológica de resíduos orgânicos. Quando aduba-se o solo com húmus, a terra fica mais porosa e mantém-se a água à disposição das plantas por mais tempo. O húmus é rico em matéria orgânica.

- Regenera a terra, mantendo-a fértil; - É rico em matéria orgânica; - Facilita a entrada de água na terra; - Mantém a água por mais tempo no interior da terra; - Aumenta a quantidade de ar na terra (aumenta os poros); - Fornece nutrientes para as plantas, como o nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre e principalmente ...

As minhocas são animais decompositores, importantes para o solo, que se alimentam tanto de vegetais quanto de restos de outros animais. Elas cavam extensos túneis, trazendo para a superfície as camadas mais profundas do solo. Com isso, renovam os nutrientes do solo superficial, que são importantes para as plantas.

Cada casulo de uma minhoca californiana demora de 18 a 26 dias para eclodir, e a maturidade sexual é atingida em cerca de 28 a 30 dias.

Acredita-se que no mundo todo existam mais de 8 mil espécies diferentes de minhocas. No Brasil, são conhecidas entre 240 e 260 espécies, sendo sua grande maioria minhocas nativas. Contudo, a espécie mais utilizada para a produção de húmus no mundo todo é a Vermelha-da- Califórnia (Eisenia fetida Savigny).

O húmus é a produção da minhoca. É o seu excremento. É a transformação do esterco (alimento da minhoca), no mais completo e rico adubo orgânico existente. Podemos mesmo afirmar que a minhoca é uma micro-usina de transformação.

Humus De Minhoca Minhotex Saco Com 25kg Por Apenas R 2690 | MercadoLivre