Como o húmus e o líquido?

Perguntado por: aagostinho . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Também conhecido por vermicomposto, o húmus é o produto que resulta de um processo de compostagem, no qual minhocas aceleram o processo de degradação da matéria orgânica. Outro produto desse processo é o chorume (ou lixiviado), um líquido que, quando diluído em água, pode ser aproveitado como biofertilizante.

O húmus líquido é um adubo foliar que ajuda a promover o crescimento das plantase favorece o equilíbrio biológico do solo.

“Após três meses em média, já é possível coletar o húmus que pode ser utilizado como adubo. Na última caixa ficará acumulado o resíduo líquido orgânico. Diluído ele pode ser usado para regar plantas e hortas”, completa o especialista.

A utilização do húmus líquido pode ser tanto via foliar quanto via irrigação, evitando, porém, molhar as folhas de hortaliças, como alface, repolho e rúcula, ou frutos de consumo in natura, como morango.

Ele fornece nutrientes para as plantas, regula as populações de micro-organismos e torna os solos férteis. O húmus também é fonte de carbono, nitrogênio, fósforo, cálcio, ferro, manganês, entre outras substâncias essenciais para o crescimento saudável dos vegetais.

O húmus se forma como resultado da complexa interação, entre elementos orgânicos, inorgânicos e criaturas da biologia do solo, como micróbios, nematóides e minhocas. Ou seja, a formação de húmus é um processo biológico onde os organismos que habitam o solo transformam a matéria orgânica nele disponível.

O húmus é uma substância inodora, de textura leve, homogênea e muito rica em nutrientes.

O processo geral de compostagem pode ser dividido em três fases: mesofílica, termofílica e de maturação.

O húmus de minhoca também pode ser comprado e transformado numa solução líquida. “Você pode pegar 1 kg de húmus e diluir em 10 litros de água. E aí vira o húmus líquido que pode ser aplicado na planta a cada 15 dias”, indica o agrônomo.

O procedimento é simples: colocam-se os resíduos orgânicos produzidos no dia pelo domicílio em uma das caixas e cobre-se com matéria vegetal seca (serragem ou folhas secas). Em aproximadamente 60 dias, as minhocas nas caixas já fizeram seu trabalho, se alimentando dos resíduos, transformando-os em húmus.