Em que país surgiu a Agroecologia?

Perguntado por: erebelo4 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Vale lembrar que estes princípios de "auto-sustentabilidade" são os mesmos de todas as outras correntes da Agroecologia. A agricultura natural surgiu no Japão, em 1935.

A agroecologia iniciou-se na Europa, um pouco antes do fim da 1º Guerra Mundial, com a preocupação da população em consumir alimentos de qualidade. Após a Segunda Guerra Mundial, a agricultura ganha um incremento com o surgimento de adubos sintéticos, agrotóxicos e sementes melhoradas.

Quem inventou: A autoria do termo agroecology é creditada ao agrônomo norte-americano Basil Bensin, que o utilizou em uma publicação científica, em 1928, ainda apenas como aplicação da ecologia na agricultura. No final dos anos 1970, o conceito começou a incorporar elementos sociais e tomar a forma atual.

Entre as décadas de 1960 e 1980, surgiu um movimento em busca de práticas agrícolas sustentáveis. Nesse período, o termoagroecologiacomeçou a ser usado para descrever uma abordagem agrícola que leva em consideração aspectos sociais, culturais, éticos e ambientais na utilização dos recursos naturais.

A agroecologia promove desenvolvimento rural sustentável, agregando conhecimento científico e saber tradicional para proteger e desenvolver as plantações, além de proporcionar melhores condições sociais e econômicas aos produtores rurais.

A princípio, a prática da agricultura surgiu cerca de 12 mil anos atrás durante o período neolítico, sendo um dos processos constitutivos das primeiras civilizações. Nesse sentido, ela foi desenvolvida de forma gradual, sendo que a plantação de cereais e tubérculos foram as primeiras formas de cultivo.

Assegurar uma produção sustentável das culturas sem utilizar insumos químicos que possam degradar o ambiente, fazendo uso da adubação orgânica, de produtos minerais pouco solúveis (fosfato de rocha, calcário, pó de rocha, etc) e de um manejo fitossanitário que integre as práticas culturais, mecânicas e biológicas para ...

Elas são baseadas nos seguintes pilares: socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável.

A Agroecologia engloba modernas ramificações e especializações, como a: agricultura biodinâmica, agricultura ecológica, agricultura natural, agricultura orgânica, os sistemas agro-florestais, etc.

A ciência agronômica surgiu no Brasil, na segunda metade do século XIX, resultante da gradativa extinção da escravidão, do declínio da cana-de-açúcar no nordeste e da pecuária no sul.