Onde plantar tomates?

Perguntado por: hvieira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 5 votos

1- O Tomate pode ser plantado o ano todo, desde que em regiões onde o clima é ameno. Temperaturas muito baixas, como geadas, ou calor em excesso, prejudicam o desenvolvimento e a produção do tomateiro.

O tomate gosta de locais bastante iluminados e, na medida em que a planta cresce, precisa de suporte para que os galhos não entortem e quebrem com o peso do fruto.

Qual é a melhor época para plantar tomate? Na verdade, não existe época para plantar tomate, já que ele pode ser plantado durante todo o ano. As únicas restrições e cuidados necessários tem relação com a temperatura. Isso porque essa é uma planta que não tolera temperaturas extremas, como geadas ou extremo calor.

amaranto – ajuda a repelir insectos. dentes de leão – ajudam no crescimento dos tomates. borragem – melhora o crescimento e o sabor e repele os vermes do tomate.

O solo ideal para plantar tomates deve possuir pH entre 5,5 a 7, com boa drenagem. A camada superficial do solo deve estar sempre bem irrigada e não deve ficar encharcado para evitar a proliferação de doenças e demais pragas. Um solo fértil faz toda a diferença no desenvolvimento da planta.

Os tomates gostam de bastante sol. É recomendado que a planta tenha pelo menos 8 horas de luz solar para que se desenvolva plenamente. Também é possível cultivar com luz artificial.

A maioria das cultivares plantadas no Brasil é colhida com aproximadamente 110 a 120 dias após a germinação ou 90 a 100 dias do transplante (Figura 1). Fig. 1 - Cultura em ponto de colheita. Colheita manual de tomate - A colheita manual (Figura 2) é geralmente feita em duas etapas.

2,5 litros

O tomate precisa de 2 a 7 milhões de litros de água por hectare por safra em tomateiros de alta produtividade. Em estufa, cada planta usa em torno de 1 a 2,5 litros de água por dia, o que equivale a mais de 9 milhões de litros por hectare por ano.

O espaçamento sugerido para cultivares de hábito de crescimento determinado e linha simples conduzida em uma única haste é de 1,00 a 1,10m entre fileiras e de 0,30 a 0,50m entre plantas na casa de vegetação. Quando a condução for de duas hastes, sugere-e o espaçamento entre plantas de 0,40 a 0,50m.

Regue a planta regularmente, evitando molhar as folhas, já que esta prática pode favorecer o ataque de microrganismos causadores de doenças; Esteja atento aos ramos chamados de “ladrões”, já que estes podem atrapalhar o desenvolvimento do e aumentar o gasto de energia desnecessário pela planta; Adube sua planta.

A pouca luminosidade prolonga a fase vegetativa do tomateiro, retardando a produção. Por outro lado, alta luminosidade antecipa o início da frutificação. A planta não é afetada, significativamente, pelo comprimento do dia, produzindo bem tanto em épocas com dias curtos como longos. Assim, o fruto floresce o ano todo.

5m

A raiz principal do tomateiro é chamada de pivotante, é a maior responsável pela sustentação da planta e pode chegar a 1,5m de profundidade.