Pode podar rama de mandioca?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 14 votos

A poda nem sempre é indicada na cultura da mandioca, pois reduz a produção de raízes e o teor de carboidratos, facilita a disseminação de pragas e doenças, aumenta a infestação de ervas daninhas e o teor de fibras nas raízes, além de elevar o número de hastes por planta e, conseqüentemente, a competição entre plantas.

As ramas devem ser cortadas em pedaços de 20 a 25 cm de comprimento, tamanho que proporciona maior brotação, maior vigor inicial, maior reserva de água e maior produtividade. O corte, feito com facão bem afiado, deve ser reto para proporcionar o enraizamento uniforme em volta da estaca.

A adoção da poda em plantas de mandioca no período de repouso fisiológico (maio a junho) aumenta a produção de raízes e estas tendem a apresentar mais massa seca e menor rendimento de farinha, ao final do ciclo, e redução de parte aérea, durante a poda.

Lua Minguante
É a época ideal para o cultivo de cenoura, mandioca, beterraba, cará, rabanete, inhame e mandioca, e também para o corte de bambu e madeiras em geral.

A substituição do caule pela folha é a inovação proposta pela Embrapa para acelerar a multiplicação de mudas de mandioca. A nova técnica, que usa gemas foliares (formações iniciais da planta), é capaz de aumentar em dez vezes a produção em comparação aos sistemas tradicionais.

Para calagem utilizar calcário dolomítico , que já fornecerá o cálcio e magnésio. Incorporar eles no solo a 20 cm ou mais, o pH do solo deve ficar entre 5,5 a 7,0; Para adubação nitrogenada pode ser feita à aplicação de adubos orgânicos (estercos, tortas, compostos, adubos verdes e outros).

A rama da mandioca serve tanto para a alimentação humana quanto animal, já que suas folhas são ricas em vários nutrientes. Suas folhas chegam a ter até 28% de proteína bruta e podem ser comidas frescas, em forma de feno ou de silagem.

Geralmente, o espaçamento entre fileiras de mandioca varia de 1,00 x 0,50 m até 2,00 x 1,00 m, usando-se uma ou duas fileiras de milho entre duas de mandioca, alternadas com fileiras de feijão. Para garantir uma melhor germinação, usam-se três sementes por cova, tanto para o milho como para o feijão.

Podridão pode ser causada pelo excesso de irrigação e é uma doença de difícil controle.

16 meses

Após o cultivo, quanto tempo para colher a mandioca? Na maioria das vezes, o tubérculo está pronto para ser colhido entre 14 e 16 meses após o plantio. Contudo, pode acontecer de a planta passar por um ciclo precoce, ou seja, ter o desenvolvimento acelerado, permitindo que a colheita seja antecipada.

Por isto é que manivas podem ser conservadas por no máximo dois meses, da seguinte maneira: 1. O local escolhido para armazenamento das hastes deve ser o mais próximo possível da área a ser plan- tada.

Baixas temperaturas retardam a brotação, diminuem a taxa de formação de folhas, o peso seco total e o peso seco das raízes de mandioca.