Porque molhar a grama?

Perguntado por: asilva . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 20 votos

A grama é formada por basicamente 85% de água, por isso é tão importante que sejam irrigadas de forma correta, assim dificilmente elas ficarão doentes e perderão o viço e a cor tão apreciada. É importante também que as folhas permaneçam secas, pois as folhas molhadas atraem doenças.

A grama terá um dia inteiro para secar e a água não se evapora de uma vez, pois o sol não teve tempo para aquecer o gramado. No entanto, a opção menos dispendiosa é irrigar o gramado durante a noite.

O campo afeta o esporte, e o que mantém o gramado eficiente é a irrigação. Por exemplo, em uma grama mais seca (dura) a bola não corre com tanta facilidade, a corrida dos jogadores fica mais pesada e o risco de lesão é iminente.

Se não houver chuva, o gramado deve ser irrigado duas vezes por semana, com 10 a 15 milímetros cada vez. Se a grama continuar a receber quantidade insuficiente de água, o sistema de raízes é forçado para a superfície onde a água está e, consequentemente, a grama fica ainda mais sensível à estiagem.

Na ausência de chuva, o gramado recém-plantado (grama ESMERALDA, SÃO CARLOS, BERMUDAS, etc…) deve ser irrigado diariamente até 20/ 30 dias após o plantio ou até o “pega” (quando não for mais possível retirar os tapetes no solo – grama já soltou raízes).

É necessário que a grama seja molhada abundantemente, para que a água molhe as raízes da grama. Caso seja molhada sob o sol quente, podem adquirir queimaduras solares. Normalmente as gramas necessitam de uma quantidade maior de água durante a estação ativa de crescimento que que quando estão em processo de dormência.

Na ausência de chuva, o gramado recém-plantado deve ser irrigado diariamente na primeira semana. A água deve ser suficiente para atingir o solo abaixo dos tapetes. A partir da segunda semana, irrigar em dias alternados até que a planta comece a emitir novas folhas e raízes.

Irrigação pode ajudar no desempenho dos jogadores, reduzir o calor e evitar lesões; tecnologia já permite automatizar processo.

Ressecamento da grama durante o frio
A dessecação da parte aérea da grama é muito comum, sendo o primeiro sintoma dano que aparece nos gramados durante o inverno. Esse tipo de dano pode ser resultado do solo e atmosfera seca (baixa umidade do ar proporciona a perda de água das folhas) sobre a planta.

Regar a grama no inverno é tão importante quanto no verão. Quando o sol bate, parte da água evapora e parte é metabolizada pela grama. Um gramado sem água fica fraco e amarelado. No inverno, você pode regar a grama durante o dia, mesmo com sol, pois isso aquece a grama e estimula seu metabolismo.

Não se deve molhar a grama ao meio dia tão pouco a noite. 12h – a planta está absorvendo menos água, se protegendo do calor, e evitando perder água para o meio externo. A noite – A umidade, sobre as folhas pode estimular a proliferação de pragas.

Mantenha o gramado adubado
Assim como as árvores e plantas necessitam de adubo, o gramado também. Para que a grama cresça forte e brilhante é necessário que o solo tenha nitrogênio e potássio. Para adubar prefira o início das estações mais quentes. Uma ou duas vezes por ano já é suficiente.

Fertilize o gramado, pelo menos, duas vezes ao ano e, de preferência, no início da primavera e no final do verão; Durante os períodos de seca, regue o gramado todas as semanas; Uma vez por ano, é necessário cobrir todo o gramado com uma camada de terra vegetal (aproximadamente 0,02 cm de espessura).