Como fazer a poda de coentro?

Perguntado por: elima8 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Com o dedão e o indicador, segure um talinho de coentro bem perto das folhas externas. Deslize os dedos pela planta até encontrar um brotinho recente. Torça o raminho a mais ou menos 1 cm de distância do brotinho para soltar o cabo e as folhas mais velhas. Você também pode cortar o coentro com uma tesoura, se preferir.

Coentro é uma espécie de planta anual, portanto não precisa de muita poda. Você só precisa cortar e limpar as folhas e caules doentes, amarelos ou caules caídos durante seu período de crescimento. Isto ajudará seu Coentro a ficar longe de infecções patogênicas.

O correto é podar o ramo logo acima do nó, isso permite que o ramo continue crescendo. Na poda total corta-se a planta bem próxima da base e pode ser feita em plantas que tenham sido atacadas por pragas e estejam debilitadas para consumo de grandes quantidades ou apenas para manutenção.

Aprender como cuidar de coentro não tem muito segredo, principalmente quanto à frequência de regas. Você só precisa manter o solo úmido enquanto a planta for jovem, mas lembre-se: nunca encharcado. Quando o coentro estiver crescido, a irrigação pode ser mais espaçada.

Basta passar os talos pelo buraquinho do ralador e puxá-los pela parte de baixo. Desta forma, as folhas são arrancadas, ficando na superfície do ralador. No primeiro teste, tentamos com apenas um galhinho de coentro.

Colheita. A colheita do coentro pode ser feita em 50 a 70 dias após a plantação. Mas o ideal é tirar as folhas e sementes apenas quando for usar. Além disso, não pode colher uma grande quantidade, pois o coentro perde suas propriedades.

Um coentro saudável requer um solo bem drenado por conta de suas raízes profundas. Por isso, regue o solo para mantê-lo úmido, mas não encharcado. Cerca de 1 polegada de água por semana é a quantidade ideal.

A poda, visando a forma piramidal, é recomendada principalmente para espaçamentos menores e deve ser feita logo após a colheita, seletivamente, cortando os brotos situados na parte alta da árvore até o primeiro nó (abaixo) e eliminando-se todos os brotos verticais.

Preferencialmente as intervenções e cortes devem ser feitas quando as árvores são jovens, após de adultas o recomendado é apenas uma poda de limpeza (para remoção de galhos), principalmente para espécies frutíferas e poda de condução para árvores jovens adquirirem a forma desejada.

É realizada através da remoção de bulbos dos locais onde os galhos devem parar de crescer, de modo a desenhar o formato da árvore, determinando qual espaço a mesma tem para poder crescer e se desenvolver.

O coentro precisa de bastante água nos primeiros dias de vida, mas conforme for crescendo, essa necessidade diminui e as regas devem ser menos frequentes. Regue o solo ao redor da planta e evite jogar água sobre ela.

Desta forma, foi constatado que o esterco bovino associado à adubação mineral proporciona as plantas de coentro maior crescimento e produtividade, com aumento significativo na dose de 7,5 L de esterco bovino m². Palavras – Chave: Coriandrum sativum L.

Para recuperar as folhas murchas, um truque culinário é colocar as folhas dentro de uma tigela com água, com uma batata cozida descascada e cortada ao meio.

No entanto, estas flores fazem a delícia de vários insetos polinizadores e ainda podem ser utilizadas para aromatizar vários pratos. Quem tiver espaço e quiser, pode deixar florescer alguns coentros com este fim, valerá a pena!

Mancha amarela e mofo branco sobre folha de coentro, causadas por Oidiopsis haplophyllii, agente causal do oídio.