Como limpar o coentro?

Perguntado por: onovais . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Primeiramente, comece lavando as folhas em água corrente. Depois, transfira-as para um recipiente grande, encha-o com água (aproximadamente um litro) e pingue algumas gotas do seu bactericida preferido (o hipoclorito de sódio é uma boa opção). Espere cerca de 15 minutos e lembre-se de enxaguar bem em seguida.

Seque o coentro com uma folha de papel-toalha.
Não lave o coentro por enquanto, mesmo que ele pareça sujo. Deixe para lavar na hora de usar.

Forre a parte de baixo do pote de sua escolha com um pano limpo ou com uma folha de papel toalha. Em seguida, espalhe o coentro limpo e seco por cima. Caso tenha uma quantidade grande de coentro, use mais um pano ou folha de papel toalha para separar em camadas. Isso ajuda a conservar por mais tempo.

Primeiramente, lave as folhas em água corrente gelada e retire delicadamente qualquer impureza que não saia com a força da água. Depois desse processo, coloque as folhas em uma bacia com água e adicione a solução à base de hipoclorito de sódio.

O primeiro passo é lavar e secar tudo, e muito bem. Depois – pulo do gato – é só embrulhar as ervas em papel-toalha úmido antes de guardar no pote com tampa bem fechada. Se você tiver potes altos, melhor ainda, porque as ervas não vão amassar.

As folhas verdes podem ser desinfetadas com bicarbonato de sódio, hipoclorito ou vinagre. Antes mesmo de iniciar o processo, é recomendado que a desinfecção aconteça pouco antes do consumo.

Como desinfetar verduras com vinagre? Esse processo de limpeza é bem simples e não costuma gerar um gasto a mais, já que todo mundo costuma ter vinagre em casa. Para isso, você vai precisar diluir entre 40% a 50% do vinagre (ou 2 colheres de sopa) em 1 litro de água. Misture a porção e coloque os alimentos.

Congelando o coentro em um saco plástico
Se quiser apenas as folhas, tire-as dos cabos e descarte-os. Também é possível congelar ele inteiro e tirar algumas folhas quando precisar delas. Coloque um pouco de azeite de oliva no coentro. Isto protegerá a erva delicada do frio e evita que ela fique mole.

No caso do cheiro verde, a melhor forma é fazer tudo isso, e depois de bem seco picar tudo muito bem, colocar num recipiente hermeticamente fechado ou embalagem a vácuo e levar para o congelador, dessa forma vai ficar muito tempo preservado e na hora de usar é só tirar e aplicar nas receitas.

O Coentro em Grãos harmoniza muito bem com molhos de carnes, por conta de seu sabor picante. A semente inteira também pode ser usada no preparo de ponches, doces, cafés, leguminosas e peixes.

De acordo com estudos, o sabor de 'sabão' sentido por algumas pessoas ao comer o alimento é uma alteração genética. O coentro é um ingrediente muito comum de ser encontrado na culinária brasileira e há décadas causa debate. O sabor peculiar faz com que seja amado ou odiado, sem meio termos.