O que mata cebolinha?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Gramizap Herbicida Imazapir - Mata tiririca - 1 litro pronto para uso Citromax.

A aplicação do Gramizap deve ser feita preferencialmente no final da tarde. Quando cortada a grama, o produto deve ser aplicado, no mínimo, 3 dias após o corte. Não deve ser utilizado o produto em períodos de grande estiagem, ou de frio intenso.

Os fungos podem deixar a cebolinha com as pontas amarelas. Quando a umidade relativa do ar está muito baixa pode favorecer o amarelamento das folhas da cebolinha fazer com que elas sequem e se não for revertido pode acabar com a sua plantação.

Isso porque, quando o solo está encharcado, as raízes podem apodrecer e matar a sua plantinha. Por isso, é preciso ter cautela.

Como mencionamos, a cebolinha prefere solos mais secos. Por isso, escolha uma terra ou um substrato bem aerado, que drene facilmente. Procure adubar o solo, pois a cebolinha exige uma terra bastante fértil para vingar.

A irrigação, por aspersão ou pivô central, também pode auxiliar no controle do tripes em regiões onde a umidade não é tão alta e não se tem condições favoráveis a doenças fúngicas na cebola. Neste caso, a irrigação teria o mesmo efeito da chuva sobre a população da praga.

Herbicida caseiro de vinagre e sal
Misture uma xícara de sal em três litros de vinagre e em seguida, pulverize a solução na folhagem das plantas que deseja matar.

Regue bastante
A cebolinha precisa de solo úmido, desde que seja bem drenado. A necessidade de rega depende da drenagem, e varia de um a três dias.

O excesso de chuva durante qualquer estádio de desenvolvimento, principalmente no estádio final de maturação da cebola, prejudica a produção, causando apodrecimento dos bulbos.

Assim que comprar a cebolinha, coloque-a em uma jarra e encha de água até cobrir as raízes. Coloque-as próximas à janela e adicione água quando necessário. Assim, as cebolinhas vão continuar vivas e se desenvolvendo por até algumas semanas!

Você pode combater a ferrugem das folhas com algumas práticas culturais, como:

  1. Aumento do espaçamento de plantio; - Irrigações por gotejamento ou aspersão no início da manhã; ...
  2. Outra dica é a Calda Bordalesa, uma mistura caseira que pode ser um grande aliado no combate à ferrugem.

Conclui-se que nas condições experimentais o fungicida protetor clorotalonil e os fungicidas sistêmicos isolados ou em mistura, com exceção de cimoxanil + mancozebe, são eficazes no controle do míldio da cebola.

Regue arbustos e árvores para longe da base da planta.
A raiz costuma apodrecer na coroa da planta, onde ela costuma se alargar. Para não piorar o problema, não regue nesse ponto; deixe para regar os arredores dos arbustos e das árvores, de modo que tenham acesso à água mas não retenham umidade na coroa.