Qual é a melhor fase da Lua para plantar banana?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Veja o que é bom plantar na lua nova:

  • almeirão;
  • couve;
  • espinafre;
  • cebolinha;
  • banana;
  • plantas medicinais.

A lua cheia tem efeito direto sobre a copa das plantas e proporciona a concentração de energia nas raízes. Por conta disso, é a fase perfeita para plantios de culturas de raiz, como beterrabas, cenouras, cebolas, batatas e amendoim.

Adubação de Plantio de Banana
É preciso fornecer nutrientes essenciais desde o início para estabelecer as bases de um crescimento saudável. Para isso, recomenda-se o uso de fertilizantes com uma combinação balanceada de macronutrientes, como nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K).

O período do movimento crescente é perfeito para o plantio de árvores frutíferas e para a poda das plantas, pois elas vão crescer com rapidez e mais vigor.

Isso significa que, nesse período, a seiva dos alimentos plantados será atraída para cima, em direção ao caule, possibilitando o crescimento. Se você planeja plantar árvores para produzir madeira, a lua nova é totalmente favorável. A tendência é germinar árvores altas e frondosas, com caules fortes e sadios.

A regra mais básica é assim: entre a lua minguante e a nova deve ser plantado tudo o que dá abaixo do solo (raízes, tubérculos, rizomas e bulbos comestíveis) e, entre a lua crescente e a cheia deve-se plantar tudo o que dá acima do solo (folhas, flores e frutos comestíveis).

O adubo para baneneira Kacho é um dos mais utilizados no Brasil para se obter frutos mais grossos.

Para produzir bananas perfeitas, você precisa cuidar da base, ou seja, da terra, pois as bananeiras necessitam de um solo enriquecido. Dessa forma, as raízes vão se desenvolver da melhor forma possível e elas vão aproveitar bem todos os nutrientes disponíveis. O ideal é fazer a análise de solo da sua propriedade.

A adubação orgânica é muito importante para a cultura da bananeira, porque melhora a terra, retém mais as águas das chuvas e facilita o aproveitamento dos outros adubos pela planta. Como adubos orgânicos, podem ser usados: esterco de boi, esterco de galinha, palha de café e restos de cultura.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Luadir Gasparotto, a bananeira é tradicionalmente cultivada no Amazonas no espaçamento de três metros entre as fileiras por três metros entre as plantas, o que representa cerca de 1,1 mil plantas por hectare.