Como irrigar a bananeira?

Perguntado por: mferreiras6 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Irrigação por gotejamento é a melhor para uma banana irrigada. Sem dúvida, o melhor sistema de irrigação para banana é o por gotejamento, que permite entregar a quantidade de água certa na hora certa, diretamente na raíz, o que permite um aproveitamento, deste precioso líquido, de, pelo menos, 90%.

Durante a estação de crescimento – da primavera ao outono -, as bananeiras demandam muita água. Você pode ter que regar diariamente, especialmente durante os dias quentes, para manter a umidade adequada do solo.

A cultura da bananeira pode ser irrigada por diversos métodos. Os mais usados são os de irrigação por superfície, por aspersão e, mais recente, o da irrigação localizada, destacando-se, respectivamente, os siste- mas de irrigação por sulcos, por asper- são convencional subcopa e por micro- aspersão.

O sistema de irrigação predominante na cultura é o de aspersão convencional.

Regar pouco é uma das causas mais comuns de morte de bananeiras, mas regar em excesso faz com que a raiz apodreça. O cultivo em clima quente e sem chuva pode tornar necessário regar a planta diariamente, mas somente na superfície do solo seco, entre 1,5 a 3 cm. Teste o solo com o dedo antes de molhar.

18 a 20 litros

Em média, estima-se que uma bananeira necessite de 18 a 20 litros de água por dia, mas este valor é extremamente maleável, uma vez que a demanda hídrica das plantas depende do clima ( por exemplo: quanto maior a insolação incidente nas plantas, maior o consumo de água), da idade da planta, do componente genético da ...

Nas bananeiras é muito importante o elemento Potássio, que nessa formula se encontra com grande concentração, a cada trimestre uma adubação de mais ou menos 100 a 150g por pé com NPK 14 07 28, as bananeiras vão ficar mais viçosas, forte e mais resistentes a doenças, e o fruto vai granar melhor devido a grande ...

A bananeira tem grande necessidade de nitrogênio para estimular e manter o crescimento vegetativo. A aplicação de nitrogênio é utilizada para a produção de matéria seca e produtividade, como o número de pencas por cacho de banana.

O tipo ideal para esse caso é a irrigação por aspersão. Quando falamos em irrigação para pequenos e médios agricultores, os irrigadores por aspersão também são os mais indicados — mas não os convencionais.

A bananeira é uma planta em constante crescimento, portanto ela deve receber nutrientes/adubos em todo seu ciclo de desenvolvimento. As adubações devem ser feitas com base na recomendação que foi feita da análise do solo, para saber como fazer análise de solo clique aqui.

Irrigação por aspersão
Além de ser o tipo de irrigação de pasto mais barata, ele também tem outras vantagens como: Fácil adaptação em diferentes topografias; Sistema muito flexível e versátil; Controle do volume de água utilizado.

Autores. De uma forma geral, nas regiões de clima tropical e nas áreas irrigadas é possível a colheita do primeiro cacho de 11 a 13 meses; em clima subtropical e sem irrigação, a primeira colheita ocorre depois de 15 a 18 meses; e em regiões mais frias, de 21 a 24 meses após o plantio da muda no campo.

Um adequado número de pencas e de frutos, assim como a maioria das características das pencas, ocorreu quando pelo menos 10 folhas permaneceram por planta.

Em regiões produtoras de banana e 'plátano' (que inclui o tipo Terra) seu cultivo pode ser explorado em consórcio com culturas perenes como café e cacau, culturas alimentares transitórias como milho, caupi (feijão-de-corda), feijão Phaseolus, feijão fava, arroz, mandioca, inhame.

Metáfora inspirada no formato da árvore de bananeira. A semente da banana é o próprio pé que deve ser plantado de cabeça para baixo, daí porque se usa a expressão plantar bananeira quando alguém se mostra nessa singular condição.

Para produzir bananas perfeitas, você precisa cuidar da base, ou seja, da terra, pois as bananeiras necessitam de um solo enriquecido. Dessa forma, as raízes vão se desenvolver da melhor forma possível e elas vão aproveitar bem todos os nutrientes disponíveis. O ideal é fazer a análise de solo da sua propriedade.