Qual o maior produtor de gengibre do mundo?

Perguntado por: rsantos . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Índia

Índia – 1o O país é responsável por 43,81% da produção mundial total de gengibre, cultivado em 164.000 hectares. Produtividade: 10,90 t/ha. Nigéria – 20 O país é responsável por 16,94% da produção mundial total de gengibre, cultivando em 84.156 hectares.

O extensionista lembrou que o Espírito Santo é o maior produtor e exportador de gengibre do país, sendo os municípios de Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Domingos Martins os produtores que mais “movimentam” a cadeia produtiva atualmente.

Em 2021, a produção na região chegou a 39,5 toneladas, com quase 14 hectares de área cultivada, representando um crescimento de 7% em relação a 2020. Atualmente, o Distrito Federal conta com 24 produtores de gengibre que estão distribuídos entre as regiões de Alexandre Gusmão, Ceilândia, Planaltina e Vargem Bonita.

40 toneladas

Com uma produção média, um hectare de gengibre produz de 30 a 40 toneladas, porém tem potencial para produzir 100 toneladas por hectare”, confirmou o engenheiro agrônomo Antônio Marchiori, extensionista da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, hoje aposentado, mas que marcou toda sua carreira no Litoral Norte de ...

Índia

O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta da família das Zingiberaceae e originária da ilha de Java, Índia e China.

Uma dúvida muito comum entre os cultivadores é qual o melhor período para plantar gengibre na horta. Este rizoma aprecia climas tropicais e subtropicais, onde a temperatura não varie muito além de 17º a 35º C. E, por gostar de calor, é recomendado que o plantio seja realizado entre a primavera e o verão.

O nome científico do verdadeiro é Zingiber officinale. É de pequeno porte, folhas estreitas, flores alaranjadas. A parte subterrânea, o rizoma, que popularmente é chamado raiz, tem forma irregular característica, igual à do falso, porém de cor amarelada, cheiro perfumado e gosto muito forte e picante.

O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta com flor cujo rizoma, raiz de gengibre ou gengibre, é uma especiaria popular e remédio popular. Possui mais de 19 variedades diferentes de gengibre.

O nome científico do gengibre é Zingiber officinale. Aqui no Brasil, entretanto, ele começou a ser chamado de “mangarataia” e “mangaratiá” pelos indígenas. Inclusive, ainda pode ser conhecido assim em alguns lugares da região norte.

R$ 10,89 por kg.

Os seus maiores produtores são a China e a Índia (de onde se origina a planta). Esses países exportam a maior parte da sua produção para os Estados Unidos, Japão, Europa Ocidental, Arábia Saudita e Yemen. No Brasil, a variedade mais cultivada é a “Gigante”, já que apresenta o melhor padrão comercial.

Esta planta de clima quente – originária das ilhas de Java, na Índia, e da China – cresce o ano todo em lugares quentes, mas os jardineiros de clima mais fresco podem cultivar gengibre em vasos e colher as raízes picantes durante todo o ano. A primavera é a estação ideal para começar a plantar!

O gengibre tem ação analgésica, anti inflamatória, antioxidante, digestiva e termogênica, por isso auxilia na perda de peso, trata azias, enjoos e resfriados, alivia cólicas menstruais e dores musculares, combate infecções e protege contra úlceras.

Acredita-se que essas propriedades do gengibre — anti-oxidantes e anti-inflamatórias — possam ajudar a proteger o cérebro contra danos oxidativos e inflamação, que podem estar associados ao declínio cognitivo.

João III (1521-1557).